A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148 |
Resumo: | A gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC. |
id |
UFSC_6d2e2acaaddd3d7d06cfd4b15a47643d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136148 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSCA gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:53:23Z2015-11-04T12:53:23Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVESDALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZCOSTA, PÂMELLA DRUMMGREGATTI NETO, FERNANDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:53:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136148Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:53:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
title |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
spellingShingle |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES |
title_short |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
title_full |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
title_fullStr |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
title_sort |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC |
author |
MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES |
author_facet |
MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ COSTA, PÂMELLA DRUMM GREGATTI NETO, FERNANDO |
author_role |
author |
author2 |
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ COSTA, PÂMELLA DRUMM GREGATTI NETO, FERNANDO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ COSTA, PÂMELLA DRUMM GREGATTI NETO, FERNANDO |
description |
A gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T12:53:23Z 2015-11-04T12:53:23Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652100162289664 |