A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ, COSTA, PÂMELLA DRUMM, GREGATTI NETO, FERNANDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148
Resumo: A gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC.
id UFSC_6d2e2acaaddd3d7d06cfd4b15a47643d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136148
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSCA gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:53:23Z2015-11-04T12:53:23Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVESDALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZCOSTA, PÂMELLA DRUMMGREGATTI NETO, FERNANDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:53:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136148Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:53:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
title A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
spellingShingle A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES
title_short A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
title_full A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
title_fullStr A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
title_full_unstemmed A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
title_sort A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE APOIO À INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABUFSC
author MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES
author_facet MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
COSTA, PÂMELLA DRUMM
GREGATTI NETO, FERNANDO
author_role author
author2 DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
COSTA, PÂMELLA DRUMM
GREGATTI NETO, FERNANDO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, THIAGO GONÇALVES
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
COSTA, PÂMELLA DRUMM
GREGATTI NETO, FERNANDO
description A gestão do conhecimento tornou-se um diferencial diante dos diversos problemas enfrentados pelas organizações nos dias atuais. A alta rotatividade, por exemplo, não só é realidade de grandes empresas, mas também de pequenas empresas e até mesmo setores, como é o caso do LabUFSC. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em propor estratégias de gestão do conhecimento customizadas à realidade do laboratório. Quanto à metodologia, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Para análise, foi realizado o confronto crítico-reflexivo da realidade encontrada com a teoria. Como resultado, após um diagnóstico do laboratório, que demonstrou a falta de processo e práticas de gestão do conhecimento aplicadas, foram propostas estratégias centrais: a descrição detalhada do cargo de estagiário, o mapeamento dos processos e a utilização de um banco de perguntas frequentes como forma de melhoraria da comunicação organizacional, além de uma estratégia de recrutamento e seleção. As propostas sugeridas foram customizadas às necessidades do laboratório, no entanto podem servir de base para outros setores ou organizações que possuem os mesmos problemas que o LabUFSC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T12:53:23Z
2015-11-04T12:53:23Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100162289664