Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_6d3772b7090f62160d87c3e873d87d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95735 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoIndios KaingangMatematicaEstudo e ensinoSanta CatarinaProfessores -FormaçãoEtnomatemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA Tese tem por objetivo identificar e analisar os enfrentamentos que emergem para os professores indígenas em um processo de formação continuada através de um grupo de trabalho colaborativo, na busca de um projeto educativo que leve em consideração aspectos da matemática tradicional kaingang e da matemática escolar. A investigação foi realizada com professores da comunidade indígena Kaingang da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC, e apresenta uma reflexão acerca da formação e do fazer cotidiano do professor indígena Kaingang que ensina matemática, concebendo esses elementos como condição de educação intercultural de qualidade nas escolas indígenas; O trabalho tem como alicerce o fato de que todas as culturas humanas produzem conhecimento matemático e a partir desse entendimento busca tratar das diversidades e conflitos culturais, questionando o papel social da matemática, para isso, tem aporte teórico na Etnomatemática e na Educação Matemática Crítica. O estudo desenvolvido mostrou: i) os enfrentamentos dos professores ao movimentarem-se na busca de um projeto educativo; ii) a interferência da questão identitária na construção de projetos individuais e coletivos; iii) os significados atribuídos pelos professores indígenas à matemática; iv) a contribuição do trabalho colaborativo para a formação do professor indígena kaingang, como espaço de diálogo e de transformação. Apontou ainda, que os enfrentamentos experienciados são potencializados pela condição de fronteira e pela ideologia da certeza.Florianópolis, SCCaldeira, Ademir DonizetiDuarte, Cláudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos2012-10-26T05:27:37Z2012-10-26T05:27:37Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis267 p.| il.application/pdf298927http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:25:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:25:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
title |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
spellingShingle |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Indios Kaingang Matematica Estudo e ensino Santa Catarina Professores - Formação Etnomatemática |
title_short |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
title_full |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
title_fullStr |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
title_sort |
Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo |
author |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
author_facet |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ademir Donizeti Duarte, Cláudia Glavam Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Indios Kaingang Matematica Estudo e ensino Santa Catarina Professores - Formação Etnomatemática |
topic |
Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Indios Kaingang Matematica Estudo e ensino Santa Catarina Professores - Formação Etnomatemática |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T05:27:37Z 2012-10-26T05:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
298927 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735 |
identifier_str_mv |
298927 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
267 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651995912863744 |