Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_6d3772b7090f62160d87c3e873d87d21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95735
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoIndios KaingangMatematicaEstudo e ensinoSanta CatarinaProfessores -FormaçãoEtnomatemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA Tese tem por objetivo identificar e analisar os enfrentamentos que emergem para os professores indígenas em um processo de formação continuada através de um grupo de trabalho colaborativo, na busca de um projeto educativo que leve em consideração aspectos da matemática tradicional kaingang e da matemática escolar. A investigação foi realizada com professores da comunidade indígena Kaingang da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC, e apresenta uma reflexão acerca da formação e do fazer cotidiano do professor indígena Kaingang que ensina matemática, concebendo esses elementos como condição de educação intercultural de qualidade nas escolas indígenas; O trabalho tem como alicerce o fato de que todas as culturas humanas produzem conhecimento matemático e a partir desse entendimento busca tratar das diversidades e conflitos culturais, questionando o papel social da matemática, para isso, tem aporte teórico na Etnomatemática e na Educação Matemática Crítica. O estudo desenvolvido mostrou: i) os enfrentamentos dos professores ao movimentarem-se na busca de um projeto educativo; ii) a interferência da questão identitária na construção de projetos individuais e coletivos; iii) os significados atribuídos pelos professores indígenas à matemática; iv) a contribuição do trabalho colaborativo para a formação do professor indígena kaingang, como espaço de diálogo e de transformação. Apontou ainda, que os enfrentamentos experienciados são potencializados pela condição de fronteira e pela ideologia da certeza.Florianópolis, SCCaldeira, Ademir DonizetiDuarte, Cláudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos2012-10-26T05:27:37Z2012-10-26T05:27:37Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis267 p.| il.application/pdf298927http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:25:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:25:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
title Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
spellingShingle Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Indios Kaingang
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Professores -
Formação
Etnomatemática
title_short Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
title_full Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
title_fullStr Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
title_full_unstemmed Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
title_sort Formação continuada em matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo
author Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
author_facet Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Indios Kaingang
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Professores -
Formação
Etnomatemática
topic Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Indios Kaingang
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Professores -
Formação
Etnomatemática
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T05:27:37Z
2012-10-26T05:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 298927
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735
identifier_str_mv 298927
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 267 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651995912863744