O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sufiatti, Tanabi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123371
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
id UFSC_e85ddc6c8bc295c7f8f329b4dd5fe4f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123371
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSufiatti, TanabiDuarte, Cláudia Glavam2014-08-06T18:07:56Z2014-08-06T18:07:56Z2014326811https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123371Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.A Dissertação tem por objetivo analisar como a disciplina de matemática está inserida no currículo da Escola Indígena Cacique Vanhkrê de modo a contribuir para a constituição do sujeito indígena kaingang na contemporaneidade. Nessa perspectiva, o currículo escolar é entendido como um dispositivo carregado de intencionalidade e atravessado pelas relações de poder existentes na sociedade. Assim, analiso a escola indígena e seu currículo como território de construção de significados e como um espaço de constituição de identidades culturais. Os fios teóricos utilizados neste estudo são provenientes das teorizações do filósofo Ludwig Wittgenstein, mais especificamente as que estão presentes na obra ?Investigações Filosóficas?; das contribuições do filósofo Michel Foucault e estudos do currículo, em especial do currículo escolar. A pesquisa possui natureza qualitativa e inspiração etnográfica, utilizando como instrumentos para a produção de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores indígenas kaingang, que ensinam matemática da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma "ferramenta de poder", que permite aos alunos indígenas kaingang "compreenderem o mundo do não-índio", fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o "mundo fora da aldeia"; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não-indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão e tanto o conhecimento cultural quanto o universal são considerados de extrema importância para esta forma de vida e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominei de "duplo real", ou seja, com a realidade que cerca os alunos da T.I e com a "realidade" própria da cultura.<br>Abstract : The dissertation aims to analyze how the mathematics academic subject is inserted into the curriculum of Cacique Vanhkrê Indigenous School in order to contribute for the constitution of the kaingang indigenous member into the contemporary world. In this perspective, the school curriculum is understood as a device loaded with intentionality and traversed by the power relations that exist in society. Therefore, I analyze the indigenous school and its curriculum as a territory of meanings construction, as well as place for constitution of cultural identities. The theoretical threads used in this study are derived from theorizations of philosopher Ludwig Wittgenstein, more specifically the ones which are presented in the work "Philosophical Investigations", contributions of philosopher Michel Foucault and studies of the curriculum, especially the school curriculum. The research holds qualitative nature and ethnographic inspiration, using as tools for the production of data, the documentary analysis and semi-structured interviews with kaingang indigenous teachers who have taught mathematics on Xapecó Indigenous Territory, in Ipuaçu, SC. The study developed showed that: i) the importance of school mathematics takes place to be understood as a "power tool", which allows the kaingang indigenous students "to comprehend the nonindigenous world", supplying subsidies and knowledge so that the indigenous student can be ready for the "world outside of the village"; ii) the analyzed documents show the tension between the indigenous and nonindigenous cultures; iii) the acquirements coexist in constant tension, both culturalknowledge as universal knowledge are considered extremely important for this way of living, and iv) the indigenous school teachers, in order to favor the acquirements derived from the culture, work with what I have called "double real", in other words, with the reality which surrounds the students from the Indigenous Territory and with their own culture "reality".201 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoCurrículosIndios KaingangEducaçãoSanta CatarinaO currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL326811.pdfapplication/pdf1399449https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123371/1/326811.pdfc122bcd52986448a40918db820c2dcfbMD51123456789/1233712014-08-06 15:07:56.561oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123371Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T18:07:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
title O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
spellingShingle O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
Sufiatti, Tanabi
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Currículos
Indios Kaingang
Educação
Santa Catarina
title_short O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
title_full O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
title_fullStr O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
title_full_unstemmed O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
title_sort O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena Kaingang contemporâneo da terra indígena Xapecó
author Sufiatti, Tanabi
author_facet Sufiatti, Tanabi
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sufiatti, Tanabi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Cláudia Glavam
contributor_str_mv Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Currículos
Indios Kaingang
Educação
Santa Catarina
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Currículos
Indios Kaingang
Educação
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T18:07:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T18:07:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123371
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 326811
identifier_str_mv 326811
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123371/1/326811.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c122bcd52986448a40918db820c2dcfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805064890974208