Modelo de site de matemática financeira: um instrumento de orientação ao consumidor
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85759 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaDias, José Lino TeixeiraRodriguez Martins, Alejandro2012-10-20T22:40:46Z2012-10-20T22:40:46Z20032003195482http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85759Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa busca a construção de um site educacional de matemática financeira para contrapor às operações de crédito e captações em que a Pessoa Física (via de regra) se deixa enganar pela prática de mercado financeiro nos quais os juros apresentados são nominais, conflitantes com a remuneração efetiva, explicitando as irracionalidades praticadas em finanças. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de campo, além de levantamento minucioso de informações a respeito de operações financeiras praticadas no mercado brasileiro. Apurou-se que, em várias operações de financeiras, de crédito ou débito, a remuneração apresentada é distorcida, ficando aquém daquela efetivamente praticada, seja para o Crédito Direto ao Consumidor, para sistemas de captação e, similarmente entendido, para o consórcio. Verificou-se que o conhecimento e análise da operação financeira são ignorados pela parte passiva contratante, independente da classe social em que se insere, acreditando na filantropia do repasse do capital. Demonstrou-se que a Internet tornou-se uma das mais poderosas ferramentas de comunicação e passível de ser utilizada para divulgação de site educacional sobre matemática financeira, o qual, foi construído e encontra-se inserido no contexto do trabalho. Como conclusão final, usualmente ocorrem, no mercado brasileiro, operações mercantis e bancárias cujos encargos (juros, taxas, tributos, contribuições e seguro) são transferidos integralmente e disfarçados de forma dolosa a conduzir o elemento passivo ao erro irreversível, com evidente perda monetária, o que poderá ser amenizado se as pessoas consultarem o site educacional de matemática financeira elaborado nesta pesquisa.224 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCMatematica financeiraEstudo e ensinoEducaçãoInternet (Redes de computadores)Engenharia de produçãoSites da WebModelo de site de matemática financeira: um instrumento de orientação ao consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL195482.pdfapplication/pdf6544896https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85759/1/195482.pdf4d393ba2b58f24ce53a24333113237cfMD51TEXT195482.pdf.txt195482.pdf.txtExtracted Texttext/plain408985https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85759/2/195482.pdf.txt334b4503f6feee2c0c5471a57c90a34eMD52THUMBNAIL195482.pdf.jpg195482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85759/3/195482.pdf.jpg34bdfef3120401b9a89b4daccb899d34MD53123456789/857592013-05-03 12:00:56.13oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:00:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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