SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Cordeiro, Nilton José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Carvalho, Leandro Oliveira, da Silva, Márcio Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/252
Resumo: Entendendo que a temática Educação Financeira é de relevância para toda sociedade e algo recente no cenário mundial, impulsionada por pesquisas feitas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o assunto tomou força no Brasil nos últimos dez anos, impactando, inclusive, no ambiente escolar, algo refletido na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Devido ao novo caráter da Educação Financeira nas escolas, os professores ainda carecem de fontes e materiais adequados e de boa qualidade, que proporcionem um processo de ensino acertado e enriquecedor. Face a esse cenário, este artigo objetiva propor a utilização de sites confiáveis da internet como ferramenta de apoio aos professores na construção de atividades que potencializem a aprendizagem e busquem formar alunos financeiramente educados. Nessa perspectiva, através de uma revisão bibliográfica, fora sinalizada a importância da Educação Financeira para uma sociedade mais consciente, apontou-se uma gama diversificada na literatura sobre a conceituação de Educação Financeira e destacou-se a internet - se usada com a devida cautela - como uma ferramenta de pesquisa útil e poderosa. A partir disso, fora feita uma busca exploratória na internet de sites de entidades reconhecidamente tradicionais e confiáveis que tratassem do tema Educação Financeira, constatando-se que há uma pluralidade de materiais sobre finanças tratados de uma forma clara e acessível ao público em geral. A pesquisa mostra que é possível trabalhar Educação Financeira com o uso de sites, dependendo do objetivo que se deseja atingir e propõe estratégias de ensino que levem Educação Financeira para o meio escolar, buscando formas para iniciar a preparação do indivíduo no enfrentamento dos desafios do mundo das finanças. Destaca ainda que, para a efetivação desse tipo de ensino, as instituições escolares precisam promover cursos formativos que possibilitem a capacitação e qualificação dos professores no que diz respeito à inserção do conteúdo em sala de aula.
id UECE-4_80e1d7aedea5d5d1429517f88cb660fb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/252
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRAEducação FinanceiraInternetSiteEnsinoEntendendo que a temática Educação Financeira é de relevância para toda sociedade e algo recente no cenário mundial, impulsionada por pesquisas feitas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o assunto tomou força no Brasil nos últimos dez anos, impactando, inclusive, no ambiente escolar, algo refletido na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Devido ao novo caráter da Educação Financeira nas escolas, os professores ainda carecem de fontes e materiais adequados e de boa qualidade, que proporcionem um processo de ensino acertado e enriquecedor. Face a esse cenário, este artigo objetiva propor a utilização de sites confiáveis da internet como ferramenta de apoio aos professores na construção de atividades que potencializem a aprendizagem e busquem formar alunos financeiramente educados. Nessa perspectiva, através de uma revisão bibliográfica, fora sinalizada a importância da Educação Financeira para uma sociedade mais consciente, apontou-se uma gama diversificada na literatura sobre a conceituação de Educação Financeira e destacou-se a internet - se usada com a devida cautela - como uma ferramenta de pesquisa útil e poderosa. A partir disso, fora feita uma busca exploratória na internet de sites de entidades reconhecidamente tradicionais e confiáveis que tratassem do tema Educação Financeira, constatando-se que há uma pluralidade de materiais sobre finanças tratados de uma forma clara e acessível ao público em geral. A pesquisa mostra que é possível trabalhar Educação Financeira com o uso de sites, dependendo do objetivo que se deseja atingir e propõe estratégias de ensino que levem Educação Financeira para o meio escolar, buscando formas para iniciar a preparação do indivíduo no enfrentamento dos desafios do mundo das finanças. Destaca ainda que, para a efetivação desse tipo de ensino, as instituições escolares precisam promover cursos formativos que possibilitem a capacitação e qualificação dos professores no que diz respeito à inserção do conteúdo em sala de aula.EdUECE2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/25210.30938/bocehm.v5i15.252Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 19 - 332447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/252/845Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Cordeiro, Nilton Joséde Carvalho, Leandro Oliveirada Silva, Márcio Nascimento2020-01-20T12:31:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/252Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.509518Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
spellingShingle SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Neves Cordeiro, Nilton José
Educação Financeira
Internet
Site
Ensino
title_short SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_full SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_fullStr SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_full_unstemmed SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_sort SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
author Neves Cordeiro, Nilton José
author_facet Neves Cordeiro, Nilton José
de Carvalho, Leandro Oliveira
da Silva, Márcio Nascimento
author_role author
author2 de Carvalho, Leandro Oliveira
da Silva, Márcio Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Cordeiro, Nilton José
de Carvalho, Leandro Oliveira
da Silva, Márcio Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Internet
Site
Ensino
topic Educação Financeira
Internet
Site
Ensino
description Entendendo que a temática Educação Financeira é de relevância para toda sociedade e algo recente no cenário mundial, impulsionada por pesquisas feitas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o assunto tomou força no Brasil nos últimos dez anos, impactando, inclusive, no ambiente escolar, algo refletido na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Devido ao novo caráter da Educação Financeira nas escolas, os professores ainda carecem de fontes e materiais adequados e de boa qualidade, que proporcionem um processo de ensino acertado e enriquecedor. Face a esse cenário, este artigo objetiva propor a utilização de sites confiáveis da internet como ferramenta de apoio aos professores na construção de atividades que potencializem a aprendizagem e busquem formar alunos financeiramente educados. Nessa perspectiva, através de uma revisão bibliográfica, fora sinalizada a importância da Educação Financeira para uma sociedade mais consciente, apontou-se uma gama diversificada na literatura sobre a conceituação de Educação Financeira e destacou-se a internet - se usada com a devida cautela - como uma ferramenta de pesquisa útil e poderosa. A partir disso, fora feita uma busca exploratória na internet de sites de entidades reconhecidamente tradicionais e confiáveis que tratassem do tema Educação Financeira, constatando-se que há uma pluralidade de materiais sobre finanças tratados de uma forma clara e acessível ao público em geral. A pesquisa mostra que é possível trabalhar Educação Financeira com o uso de sites, dependendo do objetivo que se deseja atingir e propõe estratégias de ensino que levem Educação Financeira para o meio escolar, buscando formas para iniciar a preparação do indivíduo no enfrentamento dos desafios do mundo das finanças. Destaca ainda que, para a efetivação desse tipo de ensino, as instituições escolares precisam promover cursos formativos que possibilitem a capacitação e qualificação dos professores no que diz respeito à inserção do conteúdo em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/252
10.30938/bocehm.v5i15.252
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/252
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i15.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/252/845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 19 - 33
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997548306432