Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
id |
UFSC_6d9118aae3fac4006a08c6bc0195becc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81480 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /LinguisticaLinguistica aplicadaJornalismoAnalise do discursoCogniçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.Esta pesquisa objetiva investigar como os produtores de notícia se utilizam da linguagem, em especial, das marcas lingüísticas (recursos produzidos pelos macrofenômenos, estrutura temática e esquemática global do texto/discurso, sua macroestrutura) observando como se dá o nível informativo (van Dijk, 1990) e o princípio da relevância (van Dijk, 1990 e Sperber & Wilson, 1995) na organização global do gênero discursivo. Adotaremos a concepção de linguagem como forma de interação para nossa prática pedagógica, como proposta por Bakhtin na década de 30 e retomada por Geraldi, 1985. As pesquisas em conhecimento sobre gêneros se firmaram a partir dos estudos de Kintsch & van Dijk, 1983 e van Dijk, 1989; 1990) através do conceito de superestrutura textual correspondente a um esquema cognitivo - trabalhamos, em sala de aula, com esse esquema denominado de Teoria da Superestrutura que faz parte do Modelo Cognitivo de Compreensão e Produção do Discurso, possibilitando aos alunos o reconhecimento e a compreensão das categorias textuais específicas implicadas na notícia que se constitui no carro chefe de todo jornalista. Dessa forma, contribuímos para ampliar a competência tanto lingüística quanto discursiva desses sujeitos. Para análise do corpus trabalhamos com os seguintes autores Kintsch & van Dijk, 1983; van Dijk, 1990, 1989, 1996); Sperber & Wilson, 1995; Lage, 1981, 1993, 1998a, 1998b; e Erbolato, 1985.Florianópolis, SCJunkes, Terezinha KuhnUniversidade Federal de Santa CatarinaNiedzieluk, Luzinete Carpin2012-10-19T04:29:33Z2012-10-19T04:29:33Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 160 f.| il., grafs. +application/pdf177314http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:17:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81480Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:17:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
title |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
spellingShingle |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / Niedzieluk, Luzinete Carpin Linguistica Linguistica aplicada Jornalismo Analise do discurso Cognição |
title_short |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
title_full |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
title_fullStr |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
title_full_unstemmed |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
title_sort |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
author |
Niedzieluk, Luzinete Carpin |
author_facet |
Niedzieluk, Luzinete Carpin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junkes, Terezinha Kuhn Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niedzieluk, Luzinete Carpin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Linguistica aplicada Jornalismo Analise do discurso Cognição |
topic |
Linguistica Linguistica aplicada Jornalismo Analise do discurso Cognição |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T04:29:33Z 2012-10-19T04:29:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
177314 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480 |
identifier_str_mv |
177314 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 160 f.| il., grafs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652356097671168 |