O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Andreza Regin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196704
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_6df14f532204b87b5044a11747902bda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196704
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação BásicaEstágio SupervisionadoCurso de PedagogiaFormação de ProfessoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho objetivou refletir sobre a contribuição do estágio curricular obrigatório na formação inicial de professores. Destaco alguns dos impactos dessa experiência na formação inicial de professores, bem como os desafios que estão colocados ao profissional da educação. Nesse percurso situo o campo de estágio e suas especificidades, e também um pouco de minhas experiências, registros e reflexões desse período formativo. No segundo capítulo, é apresentada a fundamentação teórica, constituída de descrição sobre a UFSC e a contribuição dos/as professores/as a formação, uma breve reflexão e análise do curso de pedagogia da UFSC, seu Projeto Pedagógico e uma síntese reflexiva sobre a formação docente. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que se utiliza de registros vividos no estágio obrigatório, suas inquietudes e questionamentos e dialoga com autores de referência na área. Além das questões destacadas, reflito sobre os desafios encontrados na escola pública na esfera estadual, desafios estes que como futura pedagoga certamente será enfrentado, uma vez que há, ainda, um longo caminho para se trilhar em oposição a uma política de desmontes. Aqui recoloco uma das perguntas iniciais do estudo: - Como fazer a diferença dentro da escola num cenário educacional catarinense e brasileiro, notadamente construído por meio de políticas públicas limitadoras no que se refere à construção de uma educação pública de qualidade para todas e todos? Evidentemente, ela não se esgotou aqui!Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaGaldino, Andreza Regin2019-06-10T14:39:35Z2019-06-10T14:39:35Z2018-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T14:39:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-10T14:39:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
title O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
spellingShingle O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
Galdino, Andreza Regin
Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
title_short O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
title_full O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
title_fullStr O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
title_sort O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de Educação Básica
author Galdino, Andreza Regin
author_facet Galdino, Andreza Regin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Galdino, Andreza Regin
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
topic Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20
2019-06-10T14:39:35Z
2019-06-10T14:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196704
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321489420288