O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Andressa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196280
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_a372d0e38fc35d9b504d0873c33786e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196280
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básicaEstágio SupervisionadoCurso de PedagogiaFormação de ProfessoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho objetivou refletir sobre a contribuição do estágio curricular obrigatório na formação inicial de professores. Destaco alguns dos impactos dessa experiência na forma-ção inicial de professores, bem como os desafios que estão colocados ao profissional da edu-cação. Nesse percurso situo o campo de estágio e suas especificidades, e também um pouco de minhas experiências, registros e reflexões desse período formativo. No segundo capítulo, é apresentada a fundamentação teórica, constituída de descrição sobre a UFSC e a contribuição dos/as professores/as a formação, uma breve reflexão e análise do curso de pedagogia da UFSC, seu Projeto Pedagógico e uma síntese reflexiva sobre a formação docente. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que se utiliza de registros vividos no estágio obrigatório, suas inquietudes e questionamentos e dialoga com autores de referência na área. Além das questões destacadas, reflito sobre os desafios encontrados na escola pública na esfera estadu-al, desafios estes que como futura pedagoga certamente será enfrentado, uma vez que há, ain-da, um longo caminho para se trilhar em oposição a uma política de desmontes. Aqui recoloco uma das perguntas iniciais do estudo: - Como fazer a diferença dentro da escola num cenário educacional catarinense e brasileiro, notadamente construído por meio de políticas públicas limitadoras no que se refere à construção de uma educação pública de qualidade para todas e todos? Evidentemente, ela não se esgotou aqui!Florianópolis, SCSimone Vieira de Souza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaGaldino, Andressa2019-05-29T12:24:14Z2019-05-29T12:24:14Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196280porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:24:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196280Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:24:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
title O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
spellingShingle O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
Galdino, Andressa
Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
title_short O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
title_full O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
title_fullStr O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
title_sort O estágio supervisionado na formação docente: reflexões sobre uma experiência numa escola pública de educação básica
author Galdino, Andressa
author_facet Galdino, Andressa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simone Vieira de Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Galdino, Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
topic Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia
Formação de Professores
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2019-05-29T12:24:14Z
2019-05-29T12:24:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196280
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652407842799616