O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luciana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Thiago de Melo Teixeira da, Ferreira, Marco Aurélio Marques, Faroni, Walmer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114871
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um histórico do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, bem como promover uma análise crítica e reflexiva sobre como este processo vem sendo realizado ao longo dos anos. Para se compreender o processo de avaliação das IES foi necessária uma revisão da literatura que abrange as discussões sobre a Reforma do Estado, Reforma do Ensino Superior e a Qualidade das Instituições de Ensino Superior no país. Buscou-se, ainda, discutir sobre a implantação dos sistemas de avaliação nas IES ao longo dos anos para, em seguida, realizar uma análise crítica sobre as mudanças no processo de avaliação. Como resultado dessa análise histórica do processo, constatou-se a influência das Reformas do Estado sobre a Reforma do Ensino Superior Público ao longo do tempo, transformando o processo de avaliação em uma ferramenta de controle legal e burocrático da qualidade do ensino. Ainda assim, nota-se que os resultados apresentados neste trabalho corroboram para as discussões acerca de como as fragilidades nos métodos avaliativos atualmente utilizados deveriam ser solucionadas pelo poder público a fim de que o processo de avaliação se torne um efetivo instrumento que assegure a manutenção de um padrão de excelência da qualidade do ensino ofertado.
id UFSC_6df5ca3f1d303fd9bc257fb9ab53723e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114871
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICAO presente artigo tem por objetivo apresentar um histórico do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, bem como promover uma análise crítica e reflexiva sobre como este processo vem sendo realizado ao longo dos anos. Para se compreender o processo de avaliação das IES foi necessária uma revisão da literatura que abrange as discussões sobre a Reforma do Estado, Reforma do Ensino Superior e a Qualidade das Instituições de Ensino Superior no país. Buscou-se, ainda, discutir sobre a implantação dos sistemas de avaliação nas IES ao longo dos anos para, em seguida, realizar uma análise crítica sobre as mudanças no processo de avaliação. Como resultado dessa análise histórica do processo, constatou-se a influência das Reformas do Estado sobre a Reforma do Ensino Superior Público ao longo do tempo, transformando o processo de avaliação em uma ferramenta de controle legal e burocrático da qualidade do ensino. Ainda assim, nota-se que os resultados apresentados neste trabalho corroboram para as discussões acerca de como as fragilidades nos métodos avaliativos atualmente utilizados deveriam ser solucionadas pelo poder público a fim de que o processo de avaliação se torne um efetivo instrumento que assegure a manutenção de um padrão de excelência da qualidade do ensino ofertado.2013-12-18T18:06:20Z2013-12-18T18:06:20Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114871Teixeira, LucianaCosta, Thiago de Melo Teixeira daFerreira, Marco Aurélio MarquesFaroni, Walmerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:15:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114871Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:15:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
title O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
spellingShingle O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
Teixeira, Luciana
title_short O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
title_full O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
title_fullStr O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
title_sort O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA
author Teixeira, Luciana
author_facet Teixeira, Luciana
Costa, Thiago de Melo Teixeira da
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faroni, Walmer
author_role author
author2 Costa, Thiago de Melo Teixeira da
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faroni, Walmer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luciana
Costa, Thiago de Melo Teixeira da
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faroni, Walmer
description O presente artigo tem por objetivo apresentar um histórico do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, bem como promover uma análise crítica e reflexiva sobre como este processo vem sendo realizado ao longo dos anos. Para se compreender o processo de avaliação das IES foi necessária uma revisão da literatura que abrange as discussões sobre a Reforma do Estado, Reforma do Ensino Superior e a Qualidade das Instituições de Ensino Superior no país. Buscou-se, ainda, discutir sobre a implantação dos sistemas de avaliação nas IES ao longo dos anos para, em seguida, realizar uma análise crítica sobre as mudanças no processo de avaliação. Como resultado dessa análise histórica do processo, constatou-se a influência das Reformas do Estado sobre a Reforma do Ensino Superior Público ao longo do tempo, transformando o processo de avaliação em uma ferramenta de controle legal e burocrático da qualidade do ensino. Ainda assim, nota-se que os resultados apresentados neste trabalho corroboram para as discussões acerca de como as fragilidades nos métodos avaliativos atualmente utilizados deveriam ser solucionadas pelo poder público a fim de que o processo de avaliação se torne um efetivo instrumento que assegure a manutenção de um padrão de excelência da qualidade do ensino ofertado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T18:06:20Z
2013-12-18T18:06:20Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114871
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652094341644288