Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Natali da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_6e188c8f906d87d426bcb1f074e0ba05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200420
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discursonovas tecnologiasdiscursolivro didáticoTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaAs novas linguagens virtuais vêm se inserido em nosso cotidiano velozmente, o que torna fundamental sua compreensão na sala de aula. Assim, nos interessamos pelo livro didático enquanto corpus de análise, pois acreditamos que ele é um mecanismo de poder, que possibilita ao aluno um acesso a determinado recorte do saber. Nosso objetivo foi averiguar se as atividades nele propostas consideravam o uso das novas tecnologias e das novas linguagens virtuais. A partir do que comenta Foucault sobre os procedimentos de interdição no funcionamento discursivo, essa pesquisa confrontará diversos livros didáticos para observar se o aluno em sala de aula está sendo inserido nessas novas práticas de linguagem. Essa pesquisa acompanha uma Criação Midiática em formato de blog, em que propomos algumas atividades referentes ao uso de novas tecnologias e das novas linguagens virtuais em sala.The new virtual languages have been introduced in our daily life quickly, thus it is elementary its comprehension in the classroom. Our concern was the textbook as an corpus of analysis, because we believe that it is a mechanism of power, wich allow the student access to knowledge. Our goal was to check if the activities proposed considered the use of new technologies and the new virtual languages. From what Foucault comments about the procedures of exclusion in discoursive functioning, this research will analyse several textbooks to check if student is been introduced to these language practices. To this research is attached a Media Creation, which is a blog with activities about the use of new Technologies and new virtual languages in the classroom.Florianópolis, SCJúnior, Atílio ButturiNunes, ArthurUniversidade Federal de Santa CatarinaRêgo, Natali da Silva2019-09-06T14:41:00Z2019-09-06T14:41:00Z2019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T14:41:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-06T14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
title Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
spellingShingle Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
Rêgo, Natali da Silva
novas tecnologias
discurso
livro didático
title_short Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
title_full Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
title_fullStr Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
title_full_unstemmed Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
title_sort Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
author Rêgo, Natali da Silva
author_facet Rêgo, Natali da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Atílio Butturi
Nunes, Arthur
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Natali da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv novas tecnologias
discurso
livro didático
topic novas tecnologias
discurso
livro didático
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06T14:41:00Z
2019-09-06T14:41:00Z
2019-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652019659964416