Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
id |
UFSC_6e188c8f906d87d426bcb1f074e0ba05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200420 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discursonovas tecnologiasdiscursolivro didáticoTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaAs novas linguagens virtuais vêm se inserido em nosso cotidiano velozmente, o que torna fundamental sua compreensão na sala de aula. Assim, nos interessamos pelo livro didático enquanto corpus de análise, pois acreditamos que ele é um mecanismo de poder, que possibilita ao aluno um acesso a determinado recorte do saber. Nosso objetivo foi averiguar se as atividades nele propostas consideravam o uso das novas tecnologias e das novas linguagens virtuais. A partir do que comenta Foucault sobre os procedimentos de interdição no funcionamento discursivo, essa pesquisa confrontará diversos livros didáticos para observar se o aluno em sala de aula está sendo inserido nessas novas práticas de linguagem. Essa pesquisa acompanha uma Criação Midiática em formato de blog, em que propomos algumas atividades referentes ao uso de novas tecnologias e das novas linguagens virtuais em sala.The new virtual languages have been introduced in our daily life quickly, thus it is elementary its comprehension in the classroom. Our concern was the textbook as an corpus of analysis, because we believe that it is a mechanism of power, wich allow the student access to knowledge. Our goal was to check if the activities proposed considered the use of new technologies and the new virtual languages. From what Foucault comments about the procedures of exclusion in discoursive functioning, this research will analyse several textbooks to check if student is been introduced to these language practices. To this research is attached a Media Creation, which is a blog with activities about the use of new Technologies and new virtual languages in the classroom.Florianópolis, SCJúnior, Atílio ButturiNunes, ArthurUniversidade Federal de Santa CatarinaRêgo, Natali da Silva2019-09-06T14:41:00Z2019-09-06T14:41:00Z2019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T14:41:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-06T14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
title |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
spellingShingle |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso Rêgo, Natali da Silva novas tecnologias discurso livro didático |
title_short |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
title_full |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
title_fullStr |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
title_full_unstemmed |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
title_sort |
Analise das linguagens virtuais em livros didáticos pela perspectiva do discurso |
author |
Rêgo, Natali da Silva |
author_facet |
Rêgo, Natali da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Júnior, Atílio Butturi Nunes, Arthur Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Natali da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
novas tecnologias discurso livro didático |
topic |
novas tecnologias discurso livro didático |
description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06T14:41:00Z 2019-09-06T14:41:00Z 2019-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652019659964416 |