Mas eu não falo a língua deles!: as relações sociais de bebês num contexto de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Rosinete Valdeci
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91437
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
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spelling Mas eu não falo a língua deles!: as relações sociais de bebês num contexto de educação infantilEducaçãoEducação infantilInteração socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEste trabalho objetivou conhecer e analisar as relações sociais constituídas com bebês e entre eles num espaço público de educação infantil, com atenção às diferentes dimensões sociais que as determinam (geração, classe social, gênero e etnia). Realizou-se um estudo de orientação etnográfica, num grupo de 15 bebês, com idade entre 4 meses e 1 ano e 3 meses, numa creche pública municipal de Florianópolis, durante oito meses, na perspectiva de conhecê-los a partir de suas ações em contexto. Os dados foram obtidos por meio de filmagens, fotografias e registros escritos diários, sistemáticos e contínuos, o que resultou num inventário de ações e relações estabelecidas pelas e com as crianças pequeninas no espaço da creche. Antes e durante a pesquisa empírica foram realizadas outras ações: levantamento da produção cientifica sobre e com os bebês, que auxiliou na identificação do lugar social que eles vêm ocupando historicamente; consulta aos documentos legais e estatísticos da população infantil e matrícula de bebês em creches no Município de Florianópolis e ainda entrevistas com os profissionais da sala, com a direção da creche e com as famílias, de forma a constituir uma aproximação mais contextualizada da vida das crianças pesquisadas. Na análise dos dados, recorreu-se a uma interlocução disciplinar, envolvendo as contribuições das Ciências Sociais, especialmente da Sociologia da Infância e da Antropologia da Criança, da Filosofia da Linguagem do russo Mikhail Bakhtin e seu círculo, da Psicologia e da Pedagogia da Infância, numa perspectiva teórico-crítica que toma como base a constituição sócio-histórica das crianças e da infância, considerando a agência dos sujeitos nas relações sociais. As análises indicaram o estabelecimento de múltiplas relações dos bebês na creche, envolvendo os adultos, outros bebês, crianças maiores, atravessados pelas condições materiais e significações desse espaço. Indicaram também que as ações pedagógicas de cuidado, além de representarem encontros próximos entre adultos e crianças, proporcionam concomitantemente um tempo e espaço em que os demais bebês se relacionam entre si e com o ambiente, implicando a necessidade de uma preocupação para além da ação direta dos educadores, mas também sobre a sua ausência/distanciamento frente ao grupo. Os bebês, dentro de suas possibilidades de desenvolvimento, se relacionam utilizando diversas expressões comunicativas (choro, sorriso, movimento/gesto, sons, palavras...), que vão sendo ampliadas e significadas na relação constituída no coletivo. Ainda que consideremos a alteridade das crianças pequenas, suas relações são atravessadas pelo compartilhamento de regras e significações da convivência coletiva e institucional, que ora amplia, ora restringe, ora potencializa, ora nega as suas capacidades de agência na relação com os outros, no movimento dialógico que define as relações humanas.Florianópolis, SCRocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitt, Rosinete Valdeci2012-10-23T22:53:33Z2012-10-23T22:53:33Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 f.| il.application/pdf256623http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91437porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:51:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91437Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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