A informação de saúde divulgada em meios comunicação de massa e nos periódicos científicos de saúde do Brasil: Levantamento bibliométrico e infométrico
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114842 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
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A informação de saúde divulgada em meios comunicação de massa e nos periódicos científicos de saúde do Brasil: Levantamento bibliométrico e infométricoHealth information published on mass communication media and on Brazilian health journals: an infometric and bibliometric studyInformação de saúdeComunicação CientíficaComunicação de MassaBibliometriaInfometriaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Este trabalho, tomando como base uma revisão da literatura sobre comunicação científica, comunicação de massa e a interação entre os diferentes tipos de comunicação e sua influência na sociedade, tem como objetivo averiguar se as informações de saúde divulgadas nos veículos de comunicação de massa condizem com as pesquisas divulgadas nas revistas brasileiras da área da saúde. Para isso foi feito um levantamento bibliométrico das temáticas mais relevantes discutidas nos periódicos científicos da área da saúde indexados na base de dados Web of Science, e um levantamento infométrico da informação de saúde divulgada nos veículos de comunicação de massa voltadas à divulgação da ciência, especificamente nas revistas Ciência Hoje, Galileu e Superinteressante no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Os dados coletados mostram que as temáticas mais relevantes tratadas nos periódicos científicos tem seu foco em técnicas e procedimentos analíticos, diagnósticos e terapêuticos, enquanto a temática mais popular nos veículos de comunicação de massa é o câncer, seguido por outras temáticas apelativas ao emocional dos leitores. Os dados permitiram observar que 42% das temáticas mais populares na comunidade científica são divulgadas pelos veículos de comunicação de massa e que 56% das temáticas tratadas pelos veículos de massa não se encontram entre as temáticas mais relevantes à comunidade científica. Conclui que ainda que parte das temáticas tratadas pelas revistas científicas apareça nas publicações de cunho popular, isso se dá de maneira que não segue as mesmas tendências.This work, based on a review of the literature on scientific communication, mass communication, the interaction between the two types of communication and their influence on society, has as goal to find out if the health information published on the mass communication mediums are consistent with the research published on the Brazilian health journals. In order to do that a bibliometric analysis of the most relevant topics being discussed on the Brazilian journals indexed in the Web of Science database was done, as well as an infometric analysis of the health information published on the mass communication mediums focused on the propagation of scientific information, specifically on the magazines Ciência Hoje, Galileu and Superinteressante, from January of 2010 to December of 2012. The data collected shows that the more relevant topics discussed on the journals has its focus on analytical, therapeutic and diagnostic techniques, meanwhile the most popular topic on the mass communication mediums is cancer, followed by other topics that appeal to the emotional side of its readers. The data also showed that 42% of the most popular topics published in the scientific community are also published on the mass medium publications, and that 56% of the topics published by the mass communication mediums are not amongst the most relevant topics in the scientific journals. In conclusion, even though some of the topics published on scientific journals are also published on the mass media publications, that doesn’t happen according to the same trends.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaBurg, Helena Schmidt2013-12-17T01:02:19Z2013-12-17T01:02:19Z2013-11-252013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114842Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-17T01:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-17T01:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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