Contribuição para melhoria do desempenho dos pavimentos urbanos através do controle de qualidade do reaterro de valas de serviços concessionados
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93839 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010 |
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Contribuição para melhoria do desempenho dos pavimentos urbanos através do controle de qualidade do reaterro de valas de serviços concessionadosEngenharia civilPenetrometroCompactaçãoPavimentaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010A crescente demanda por serviços concessionados de água, esgoto, gás, energia e telecomunicações, além de redes de sistema de drenagem, tem gerado nos últimos anos um sem número de abertura de valas no meio urbano brasileiro. A falta de planejamento notório na seqüência do desenvolvimento urbano aliado ao descaso para com a tecnologia empregada pelas empresas no reaterro e recomposição das valas abertas, tem se tornado a causa de um dos principais problemas que afetam a vida útil dos pavimentos urbanos, notadamente os de revestimentos asfálticos. No caso específico, a falta de controle na compactação de camadas do pavimento causa afundamentos, trincas e buracos ao longo das valas, comprometendo o desempenho não só das áreas das valas, mas também no entorno da área afetada pela vala. Existem vários métodos para o controle de compactação de camadas em pavimentos, mas desconhecem-se metodologias específicas para a compactação de materiais em valas, devido, acredita-se, às suas peculiaridades e limitação de operacionalidade dos equipamentos tradicionais. Os métodos tradicionais são inviáveis de serem aplicados, principalmente, quanto a restrição de espaço, mobilidade dos equipamentos e ao tempo de execução. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar o potencial do emprego do Cone de Penetração Dinâmica (DCP), para controle de execução de camadas de aterro de valas, por meio de correlações obtidas entre o índice de penetração do solo (DN) e o CBR da camada, tornando viável o controle da compactação em valas. A escolha deste equipamento se deve ao fato que ele é um equipamento bastante estudado, utilizado por vários órgãos do mundo e devido as vantagens de ser um ensaio rápido, de fácil execução, de baixo custo e de não destruir a estrutura do pavimento, poderá ser empregado por prefeituras de todo o Brasil, inclusive aquelas com poucos recursos, colaborando assim para o aumento da durabilidade e do desempenho dos pavimentos urbanos.The growing demand for water granting services, sewer, gas, energy and telecommunications networks and drainage, has generated in recent years an infinite number of open pits in Brazilian urban areas. The apparent lack of planning in the sequence of urban development coupled with the neglect of the technology used by companies in the compaction and recovery of open ditch, has become the cause of one of the main problems that affect the life of urban pavements, especially those of asphalt coating. In the specific case, the lack of control in compressing the pavement layers cause sinking of the surface, cracks and holes along the ditches, compromising the performance not only areas of the ditch, but also in the surrounding area affected by the ditch. There are several methods to control the compaction of layers on surfaces, but it is unknown specific methodologies for the compaction of materials in ditches, as it is believed, in their specificities and operational limitations of traditional equipment. Traditional methods are not suitable to be used mainly as the restriction of space, mobility equipment and the execution time. The objective of this research is to evaluate the potential use of Dynamic Cone Penetration (DCP) to control the implementation of layers of landfill of ditches through correlations between the rate of penetration of the soil (DN) and CBR layer, making it possible to control the ditches# compaction. This equipment was chosen because it is a device widely studied around the world and because the benefits of being a rapid test, easy to perform and inexpensive. There is also the fact that it does not destroy the pavement#s structure, making it useful for municipalities throughout Brazil, including those with few resources, thereby contributing to increased durability and performance of urban pavements.Triches, GlicerioUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcez, Arnaldo Carvalho2012-10-25T03:53:52Z2012-10-25T03:53:52Z2012-10-25T03:53:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 p.| il., grafs., tabs.application/pdf281687http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T11:49:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:49:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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