Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verissimo, Mayara Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254976
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
id UFSC_6e79bed4878c658841d384328b1817d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254976
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais: metodologias de ensino; jogos no ensino de matemática; números inteirosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Este estudo aborda a complexidade dos números inteiros e a dificuldade que os alunos enfrentam para compreender suas operações e regras de sinais. Além disso, destaca a importância das metodologias ativas e lúdicas, como os jogos, para tornar o aprendizado mais eficaz e envolvente. Essas abordagens incentivam a participação dos alunos, promovem a interação social e facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos. A utilização de jogos no ensino de matemática é respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum Curricular, que reconhecem seus benefícios no desenvolvimento do pensamento lógico e na contextualização da disciplina. O estudo também destaca a importância do professor no planejamento e na condução dos jogos, garantindo que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O trabalho aborda o processo de criação e desenvolvimento do jogo "Tabuleiro dos Inteiros", além de propor sua aplicação para fortalecer a compreensão das regras de sinais dos números inteiros. Detalhes sobre a confecção e aplicação do jogo em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental são apresentados, seguidos por uma análise dos resultados alcançados. O objetivo é consolidar o conhecimento, desenvolver o raciocínio lógico e promover interações significativas entre os alunos, estimulando a criatividade na abordagem do conteúdo.Florianópolis, SC.Schuh, Luciane Inês AssmannUniversidade Federal de Santa Catarina.Verissimo, Mayara Garcia2024-04-16T13:12:13Z2024-04-16T13:12:13Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254976Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-04-16T13:12:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-16T13:12:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
title Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
spellingShingle Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
Verissimo, Mayara Garcia
: metodologias de ensino; jogos no ensino de matemática; números inteiros
title_short Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
title_full Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
title_fullStr Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
title_full_unstemmed Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
title_sort Proposta de uso do jogo de tabuleiro para a fixação da aprendizagem da regra de sinais dos números inteiros no ensino fundamental – anos finais
author Verissimo, Mayara Garcia
author_facet Verissimo, Mayara Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schuh, Luciane Inês Assmann
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Verissimo, Mayara Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv : metodologias de ensino; jogos no ensino de matemática; números inteiros
topic : metodologias de ensino; jogos no ensino de matemática; números inteiros
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-16T13:12:13Z
2024-04-16T13:12:13Z
2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254976
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652359338819584