O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Renato Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423
Resumo: This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School.
id SCAR_62adc4796c60bc720f8ea29d31f7dc26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4423
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Neves, Renato SilvaMalagutti, Pedro Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050http://lattes.cnpq.br/6260115832686024550f6c27-332f-4c6a-a3b8-c3f749685d7c2016-06-02T20:02:49Z2011-04-012016-06-02T20:02:49Z2010-09-24NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School.Este trabalho foi elaborado a partir da investigação sobre um obstáculo epistemológico bem conhecido: a dificuldade que os alunos têm na assimilação do conceito de número negativo e das operações com tais números. As experiências em sala de aula revelam que essa dificuldade é realmente ampla. Para investigar as causas e métodos para superar tais obstáculos visando contribuir para o desenvolvimento de estudos ligados à compreensão das regras de sinais dos números inteiros, foram aplicados quatro jogos didáticos: a Atividade das Fichas Positivas e Negativas, o Jogo do Dinossauro, o Jogo do Hexágono e o Jogo Matix. O trabalho avaliou em quais aspectos esses quatro jogos didáticos auxiliam o professor a desenvolver uma aprendizagem significativa, além de melhorar o desempenho da criatividade, espontaneidade e autonomia dos educandos. Como produto final deste Mestrado Profissional, as atividades desenvolvidas foram postadas no Portal do Professor criado pelo Ministério da Educação e disponíveis em: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Dessa maneira, buscou-se oferecer alguma contribuição aos estudos ligados aos jogos didáticos de matemática com a sugestão dessas atividades para o Ensino Fundamental.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoNúmeros inteirosJogos educativosJogosNúmeros inteirosGamesNumbersCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3500.pdfapplication/pdf5600588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/1/3500.pdf3b29f15fd6c71838bd60f420dff7779aMD51THUMBNAIL3500.pdf.jpg3500.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8126https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/2/3500.pdf.jpgb6ff513873c08aa6210e354d2443b76aMD52ufscar/44232023-09-18 18:31:01.488oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4423Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
title O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
spellingShingle O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
Neves, Renato Silva
Matemática - estudo e ensino
Números inteiros
Jogos educativos
Jogos
Números inteiros
Games
Numbers
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
title_full O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
title_fullStr O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
title_full_unstemmed O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
title_sort O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
author Neves, Renato Silva
author_facet Neves, Renato Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6260115832686024
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Renato Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5462523657624050
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 550f6c27-332f-4c6a-a3b8-c3f749685d7c
contributor_str_mv Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Números inteiros
Jogos educativos
Jogos
Números inteiros
topic Matemática - estudo e ensino
Números inteiros
Jogos educativos
Jogos
Números inteiros
Games
Numbers
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Numbers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-01
2016-06-02T20:02:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423
identifier_str_mv NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 2b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/1/3500.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/2/3500.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b29f15fd6c71838bd60f420dff7779a
b6ff513873c08aa6210e354d2443b76a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136275774341120