Sobre o “indígena exótico” em séries iniciais do ensino fundamental: algumas reflexões à luz das Teorias Decoloniais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230570 |
Resumo: | Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre a construção da imagem do indígena na práxis de sala de aula, em séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública brasileira, e relacionar tal construção identitária com o conceito do exótico. Tendo como locus de enunciação as Teorias Decoloniais, proponho uma leitura crítica de algumas atividades desenvolvidas por alunos e professores a partir de uma (re)leitura do livro de literatura infantil Abaré, produzido pelo MEC. Durante a análise, buscamos observar se a identidade do indígena ainda está relacionada, nos dias atuais, com o conceito de exótico, estranho, diferente: qualificações que lhes foram dadas pelo colonizador, o que corrobora com a discriminação e manutenção de desigualdades. |
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Sobre o “indígena exótico” em séries iniciais do ensino fundamental: algumas reflexões à luz das Teorias DecoloniaisTeorias DecoloniaisLiteratura InfantilIndígenaEste texto objetiva tecer algumas reflexões sobre a construção da imagem do indígena na práxis de sala de aula, em séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública brasileira, e relacionar tal construção identitária com o conceito do exótico. Tendo como locus de enunciação as Teorias Decoloniais, proponho uma leitura crítica de algumas atividades desenvolvidas por alunos e professores a partir de uma (re)leitura do livro de literatura infantil Abaré, produzido pelo MEC. Durante a análise, buscamos observar se a identidade do indígena ainda está relacionada, nos dias atuais, com o conceito de exótico, estranho, diferente: qualificações que lhes foram dadas pelo colonizador, o que corrobora com a discriminação e manutenção de desigualdades.Cadernos NAUINúcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio CulturalSobreira, Ana Carla Barros2021-12-27T18:40:44Z2021-12-27T18:40:44Z2021-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2358-2448https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230570porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T18:40:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230570Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-27T18:40:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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