Entre silenciamentos e resistências: educação das relações étnico-raciais nas narrativas de professoras/es de ciências biológicas da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Patrícia Magalhães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219326
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Entre silenciamentos e resistências: educação das relações étnico-raciais nas narrativas de professoras/es de ciências biológicas da UFSCEducaçãoRelações étnicasRelações raciaisProfessores de ciênciaCiências da vidaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A presente tese busca compreender como se dá a educação das relações étnico-raciais (ERER) no âmbito da formação de professoras/es de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, uma vez que acreditamos que a ERER (re)conhece da história e da cultura negra e indígena, e, portanto, a efetiva participação desses povos na construção da sociedade brasileira, desconstrução de estereótipos, quebra de preconceitos, melhor entendimento das hierarquias sociais e processos estruturantes da sociedade brasileira, promoção de uma formação antirracista e anti-discriminatória. Para tal, me fundamento no pensamento decolonial e no feminismo negro, privilegiando o diálogo com teóricas/os terceiro-mundistas ? sobretudo da Abya Yala (América Latina) ?, e intelectuais negras/os. O caminho metodológico trilhado envolve tanto a análise de fontes documentais como Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, Planos de ensino das disciplinas obrigatórias e optativas, quanto narrativas orais obtidas por meio de entrevistas de 02 professoras/es formadoras/es, 03 professoras/es em formação inicial e 02 professoras/es egressos em exercício na Educação Básica, sendo essas narrativas transformadas em mônadas. É importante salientar que historicamente houve um projeto colonialista e racista de silenciamento nas Ciências Biológicas em relação à temática étnico-racial, porém este quadro está sendo revertido, em especial, nas últimas décadas por meio da inserção paulatina de intelectuais negras/os e professoras/es engajadas/os com a luta antirracistas nas instituições de educação brasileiras. Desta feita, o primeiro capítulo da tese apresenta levantamento histórico dos marcos legais que regem a educação escolar formal destinada aos povos indígenas no Brasil, de 1500 a contemporaneidade. O segundo capítulo expõe o cenário histórico da educação escolar formal para população negra no Brasil, dando ênfase às políticas públicas de ações afirmativas que agem em prol da promoção da equidade racial. Já o terceiro capítulo, aborda a formação de professoras/es de Ciências Biológicas e educação das relações étnico-raciais, buscando os movimentos de silenciamentos e resistências históricos, explicitando a importância dessa área do conhecimento para a desconstrução do racismo. E, por fim, o quarto capítulo é dedicado a compreender o curso de Ciências Biológicas da UFSC, seu histórico, seus princípios político-pedagógicos, entrelaçando a leitura crítica do PPC com mônadas das/os professoras/es. O percurso teórico-metodológico mostrou a dialética constante entre silenciamentos e resistências em relação à educação das relações étnico-raciais na formação de professoras/es de Ciências Biológicas. Os silenciamento se dão na ausência da temática no documento oficial que rege o curso, o PPC, no qual não há ao menos menção a legislação vigente, como as leis 10.639/03 e 11.645/08 e na permanência de disciplinas ?fantasmas? no currículo, durante a investigação três disciplinas optativas foram identificadas como promotoras da ERER, são elas: Estudos Afro-Brasileiros, oferecida pelo Departamento de Antropologia ofertada todos os semestres para o curso de Ciências Sociais; Seminário Temático - Educação Étnica Multirracial, oferecida pelo Departamento de Estudos Especializados em Educação criada e nunca efetivada; e Nade-Práticas Educativas e Relações Étnico-Raciais, oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino, ofertadas apenas duas vezes, nos anos de 2012 e 2015 para as/os estudantes do curso de Pedagogia, destaca-se que as duas últimas disciplinas elencadas não possuem nem mesmo suas ementas disponíveis. Em contrapartida, as resistências se dão pelo engajamento das/os professoras/es formadoras/es do curso, em especial das disciplinas educacionais/pedagógicas, em promover a ERER positivas em suas aulas; no reconhecimento da importância da temática pelas/os professoras/es em formação inicial e, sobretudo, pela compreensão da potencialidade das Ciências Biológicas na construção de uma docência comprometida com a vida, com a dignidade das pessoas, com a equidade e com a educação antirracista. Desta feita, consideramos necessário pensar numa perspectiva decolonial e antirracista a formação de professoras/es de Ciências Biológicas, de forma articulada e institucional, privilegiando as experiências de ERER positivas que já ocorrem no seio do curso.Abstract: This thesis seeks to understand how the education of ethnic-racial relations (ERER) takes place in the context of the training of Biological Sciences teachers at the Federal University of Santa Catarina, since we believe that ERER (re) knows the history and of black and indigenous culture, and, therefore, the effective participation of these peoples in the construction of brazilian society, deconstruction of stereotypes, breaking of prejudices, better understanding of the social hierarchies and structuring processes of brazilian society, promotion of an anti-racist and anti-discrimination formation. To this end, I base myself on decolonial thinking and black feminism, privileging the dialogue with theorists third worlds - especially from Abya Yala (Latin America) -, and black intellectuals. The methodological path followed involves both the analysis of documentary sources such as the Pedagogical Course Project (PPC) of Biological Sciences, teaching plans of mandatory and optional subjects, and oral narratives obtained through interviews with 02 teachers trainers, 03 teachers in initial training and 02 egress teachers in exercise of Basic Education, these narratives being transformed into monads. It is important to point out that historically there was a colonialist and racist project of silencing in the Biological Sciences in relation to the ethnic-racial theme, however this situation is being reversed, especially in the last decades through the gradual insertion of black intellectuals and engaged teachers with the anti-racist struggle in brazilian educational institutions. This time, the first chapter of the thesis presents a historical survey of the legal frameworks that govern formal school education for indigenous peoples in Brazil, from 1500 to contemporary times. The second chapter exposes the historical scenario of formal school education for black people in Brazil, emphasizing public policies of affirmative actions that act in favor of the promotion of racial equity. The third chapter, on the other hand, addresses the training of Biological Sciences teachers and the education of ethnic-racial relations, looking for the movements of silences and historical resistance, explaining the importance of this area of knowledge for the deconstruction of racism. And, finally, the fourth chapter is dedicated to understanding the Biological Sciences course at UFSC, its history, its political-pedagogical principles, intertwining the critical reading of the PPC with monads of the teachers. The theoretical-methodological path showed the constant dialectic between silences and resistances in relation to the education of ethnic-racial relations in the formation of Biological Sciences teachers. Silences occur in the absence of the theme in the official document that governs the course, the PPC, in which there is at least no mention of the current legislation, such as laws 10.639/03 and 11.645/08 and in the permanence of ?ghost? subjects in the curriculum, during the investigation three optional subjects were identified as promoters of ERER, they are: Afro-Brazilian Studies, offered by the Department of Anthropology offered every semester for the Social Sciences course; Thematic Seminar - Multiracial Ethnic Education, offered by the Department of Specialized Studies in Education created and never carried out; and Swim-Educational Practices and Ethnic-Racial Relations, offered by the Department of Teaching Methodology, offered only twice, in the years 2012 and 2015 for the students of the Pedagogy course, it is highlighted that the last two subjects listed do not they don't even have their menus available. On the other hand, resistances are due to the engagement of the teachers trainers of the course, especially the educational/pedagogical disciplines, in promoting positive ERER in their classes; in the recognition of the importance of the theme by the teachers in initial formation and, above all, by the understanding of the potential of the Biological Sciences in the construction of a teaching committed to life, with the dignity of people, with equity and with anti-racist education. This time, we consider it necessary to think in a decolonial and anti-racist perspective the formation of Biological Sciences teachers, in an articulated and institutional way, privileging the positive ERER experiences that already occur within the course.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Patrícia Magalhães2021-01-14T18:07:49Z2021-01-14T18:07:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 p.| il., gráfs.application/pdf370981https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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