A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tortola, Emerson, Vertuan, Rodolfo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415
id UFSC_6f61f9827babed66d4747f6497092843
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234882
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segundaFormação de professoresSentidoTransição do quinto para o sexto anoFraçõesMatemática do ensinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415O presente artigo tem por objetivo discutir o sentido de fração manifestado pelo coletivo de professores denominado Grupo da Segunda, em dois cenários suscitados na própria formação. O primeiro cenário se refere às questões de fração presentes na Prova Paraná de quintos e sextos anos e segundo a um roteiro investigativo utilizando o ábaco de frações. No que tange ao ensino das frações, verificou-se que o sentido atribuído pelo coletivo de professores e que contribui para a constituição de uma “vulgata” são as interpretações parte-todo, operador e quociente. Valendo-se de novas dinâmicas, todavia, os professores “experienciaram” a compreensão do papel da ação do sujeito na apropriação de uma nova noção de fração, da importância do ato de perguntar enquanto ingrediente que produz novas interpretações, sempre atentos à cultura escolar e ao processo de profissionalização docente compartilhado e constituído no âmbito de um coletivo de professores.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-20T03:17:55Z2022-05-20T03:17:55Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882Novaes, Barbara Winiarski DieselTortola, EmersonVertuan, Rodolfo Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T03:17:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-20T03:17:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
title A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
spellingShingle A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Formação de professores
Sentido
Transição do quinto para o sexto ano
Frações
Matemática do ensino
title_short A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
title_full A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
title_fullStr A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
title_full_unstemmed A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
title_sort A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
author Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_facet Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tortola, Emerson
Vertuan, Rodolfo Eduardo
author_role author
author2 Tortola, Emerson
Vertuan, Rodolfo Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tortola, Emerson
Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Sentido
Transição do quinto para o sexto ano
Frações
Matemática do ensino
topic Formação de professores
Sentido
Transição do quinto para o sexto ano
Frações
Matemática do ensino
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-05-20T03:17:55Z
2022-05-20T03:17:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882
identifier_str_mv NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652273465688064