A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415 |
id |
UFSC_6f61f9827babed66d4747f6497092843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234882 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segundaFormação de professoresSentidoTransição do quinto para o sexto anoFraçõesMatemática do ensinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415O presente artigo tem por objetivo discutir o sentido de fração manifestado pelo coletivo de professores denominado Grupo da Segunda, em dois cenários suscitados na própria formação. O primeiro cenário se refere às questões de fração presentes na Prova Paraná de quintos e sextos anos e segundo a um roteiro investigativo utilizando o ábaco de frações. No que tange ao ensino das frações, verificou-se que o sentido atribuído pelo coletivo de professores e que contribui para a constituição de uma “vulgata” são as interpretações parte-todo, operador e quociente. Valendo-se de novas dinâmicas, todavia, os professores “experienciaram” a compreensão do papel da ação do sujeito na apropriação de uma nova noção de fração, da importância do ato de perguntar enquanto ingrediente que produz novas interpretações, sempre atentos à cultura escolar e ao processo de profissionalização docente compartilhado e constituído no âmbito de um coletivo de professores.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-20T03:17:55Z2022-05-20T03:17:55Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882Novaes, Barbara Winiarski DieselTortola, EmersonVertuan, Rodolfo Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T03:17:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-20T03:17:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
title |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
spellingShingle |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda Novaes, Barbara Winiarski Diesel Formação de professores Sentido Transição do quinto para o sexto ano Frações Matemática do ensino |
title_short |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
title_full |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
title_fullStr |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
title_full_unstemmed |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
title_sort |
A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda |
author |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author_facet |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel Tortola, Emerson Vertuan, Rodolfo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Tortola, Emerson Vertuan, Rodolfo Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel Tortola, Emerson Vertuan, Rodolfo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Sentido Transição do quinto para o sexto ano Frações Matemática do ensino |
topic |
Formação de professores Sentido Transição do quinto para o sexto ano Frações Matemática do ensino |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-05-20T03:17:55Z 2022-05-20T03:17:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882 |
identifier_str_mv |
NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; TORTOLA. E. ; VERTUAN, R. E. . A “leitura” do sentido das frações: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-27, 2021. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652273465688064 |