As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467 |
Resumo: | O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo. |
id |
VERACRUZ-0_fe7fc55e435322f0b3f2a0909d5a14bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46467 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractionsalunos do sexto anodificuldades com fraçõesjogos matemáticos.O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4646710.34117/bjdv8n4-238Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26346-26354Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26346-26354Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26346-263542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Oliveira daMiranda, Geisson Rodrigues deFeitosa, Igor MarinhoSilva, Vilmar Costa2022-07-29T18:02:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46467Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:28.559903Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
title |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
spellingShingle |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions Silva, Anderson Oliveira da alunos do sexto ano dificuldades com frações jogos matemáticos. |
title_short |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
title_full |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
title_fullStr |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
title_full_unstemmed |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
title_sort |
As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions |
author |
Silva, Anderson Oliveira da |
author_facet |
Silva, Anderson Oliveira da Miranda, Geisson Rodrigues de Feitosa, Igor Marinho Silva, Vilmar Costa |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Geisson Rodrigues de Feitosa, Igor Marinho Silva, Vilmar Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Oliveira da Miranda, Geisson Rodrigues de Feitosa, Igor Marinho Silva, Vilmar Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alunos do sexto ano dificuldades com frações jogos matemáticos. |
topic |
alunos do sexto ano dificuldades com frações jogos matemáticos. |
description |
O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467 10.34117/bjdv8n4-238 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26346-26354 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26346-26354 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26346-26354 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645591441309696 |