As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda, Geisson Rodrigues de, Feitosa, Igor Marinho, Silva, Vilmar Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467
Resumo: O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo.
id VERACRUZ-0_fe7fc55e435322f0b3f2a0909d5a14bf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46467
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractionsalunos do sexto anodificuldades com fraçõesjogos matemáticos.O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4646710.34117/bjdv8n4-238Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26346-26354Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26346-26354Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26346-263542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Oliveira daMiranda, Geisson Rodrigues deFeitosa, Igor MarinhoSilva, Vilmar Costa2022-07-29T18:02:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46467Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:28.559903Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
title As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
spellingShingle As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
Silva, Anderson Oliveira da
alunos do sexto ano
dificuldades com frações
jogos matemáticos.
title_short As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
title_full As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
title_fullStr As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
title_full_unstemmed As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
title_sort As dificuldades dos alunos do sexto ano, com as operações envolvendo frações / The difficulties of sixth grade students with operations involving fractions
author Silva, Anderson Oliveira da
author_facet Silva, Anderson Oliveira da
Miranda, Geisson Rodrigues de
Feitosa, Igor Marinho
Silva, Vilmar Costa
author_role author
author2 Miranda, Geisson Rodrigues de
Feitosa, Igor Marinho
Silva, Vilmar Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Oliveira da
Miranda, Geisson Rodrigues de
Feitosa, Igor Marinho
Silva, Vilmar Costa
dc.subject.por.fl_str_mv alunos do sexto ano
dificuldades com frações
jogos matemáticos.
topic alunos do sexto ano
dificuldades com frações
jogos matemáticos.
description O seguinte artigo problematiza as dificuldades dos alunos do sexto ano com as operações envolvendo frações. Devido a experiência já vivida como professor em sala de aula, pude perceber que a maioria dos alunos literalmente temiam as operações entre esses números e tal situação fez-me buscar entender o porquê de tais dificuldades e encontrar métodos para solucionar os problemas que esses alunos encontram na hora de operar tais expressões, porém constatei inúmeras situações que causavam esse bloqueio na resolução desses problemas, algumas delas são a mudança de cotidiano e a forma que os conteúdos foram passados no fundamental 1. Um método bastante eficaz que encontrei foi a utilização de jogos matemáticos na hora de transmitir tal conteúdo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467
10.34117/bjdv8n4-238
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46467/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26346-26354
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26346-26354
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26346-26354
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591441309696