COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOURA, LEANDRO APARECIDO DE, GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE, NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA, ARAÚJO, JEREMIAS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753
Resumo: O presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos.
id UFSC_6fc2c706d928f2a3207d82f1da0e648d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201753
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTESO presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos.INPEAU/UFSC2019-11-26T12:20:41Z2019-11-26T12:20:41Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DAMOURA, LEANDRO APARECIDO DEGOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DENISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSAARAÚJO, JEREMIAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T12:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201753Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T12:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
title COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
spellingShingle COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA
title_short COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
title_full COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
title_fullStr COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
title_sort COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
author SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA
author_facet SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA
MOURA, LEANDRO APARECIDO DE
GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE
NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA
ARAÚJO, JEREMIAS DE
author_role author
author2 MOURA, LEANDRO APARECIDO DE
GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE
NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA
ARAÚJO, JEREMIAS DE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA
MOURA, LEANDRO APARECIDO DE
GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE
NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA
ARAÚJO, JEREMIAS DE
description O presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T12:20:41Z
2019-11-26T12:20:41Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049136484352