COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753 |
Resumo: | O presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos. |
id |
UFSC_6fc2c706d928f2a3207d82f1da0e648d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201753 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTESO presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos.INPEAU/UFSC2019-11-26T12:20:41Z2019-11-26T12:20:41Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DAMOURA, LEANDRO APARECIDO DEGOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DENISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSAARAÚJO, JEREMIAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T12:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201753Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T12:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
title |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
spellingShingle |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA |
title_short |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
title_full |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
title_fullStr |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
title_sort |
COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES |
author |
SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA |
author_facet |
SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA MOURA, LEANDRO APARECIDO DE GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA ARAÚJO, JEREMIAS DE |
author_role |
author |
author2 |
MOURA, LEANDRO APARECIDO DE GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA ARAÚJO, JEREMIAS DE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA MOURA, LEANDRO APARECIDO DE GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA ARAÚJO, JEREMIAS DE |
description |
O presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T12:20:41Z 2019-11-26T12:20:41Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652049136484352 |