Gamificação como estratégia em cursos de formação de adultos em contexto online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carolina Miguel d'Amorim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56999
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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spelling Gamificação como estratégia em cursos de formação de adultos em contexto onlineGamificaçãoFormação de adultosE-learningTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente projeto de investigação integra-se no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de E-Learning e Formação a Distância, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e visa propor uma proposta de desenho de curso de formação online de adultos recorrendo à estratégia de gamificação. No desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre os contextos de utilização da gamificação e os princípios no desenho de cursos online e formação de adultos e, posteriormente, foi efetuada uma análise de dois cursos online de formação de adultos. Para criar esta proposta realizou-se uma recolha de dados através de entrevista semiestruturada, feita a três formadores, com experiências profissionais diferentes, de modo a obter uma visão sobre o desenvolvimento de cursos de formação online e a utilização da gamificação como estratégia neste contexto. A gamificação tem sido mais frequentemente utilizada em contextos de ensino superior. No âmbito da formação de adultos tem sido visível o seu interesse, no entanto, ainda há pouca experiência e poucos estudos sobre o uso da estratégia de gamificação neste contexto. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação pode ser uma mais-valia, pois permite a realização de aprendizagens dinâmicas, motivadoras e proporciona uma experiência de envolvimento por parte de quem está a aprender em processo de formação. Assim, foi elaborada uma proposta para o desenho de cursos de formação online considerando o uso da gamificação, a qual se baseia em alguns princípios, tais como: ter em consideração que um curso deverá ter valor para o formando, acrescentando algo para si; ser claro, conciso e objetivo no que se tenciona que o formando execute; a experiência que se pretende proporcionar aos indivíduos, de acordo com as suas características, necessidades e o seu modo de aprender. Através destes elementos, poderá considerar-se que o desenho de um curso online de formação de adultos com recurso à estratégia de gamificação irá contribuir para a qualidade da aprendizagem realizada pelos formandos.This research project is part of the Master's in Education and Training, in the area of E-Learning and Distance Training, at the Institute of Education of the University of Lisbon, and aims to propose a proposal for the design of an online training course for adults resorting to the gamification strategy. In the development of the study, a literature review was carried out on the contexts of use of gamification and the principles in the design of online courses and adult training and, subsequently, an analysis of two online courses for adult training was carried out. To create this proposal, data was collected through semi-structured interviews with three trainers, with different professional experiences, in order to obtain an insight into the development of online training courses and the use of gamification as a strategy in this context. Gamification has been most frequently used in higher education contexts. In the context of adult training, its interest has been visible, however, there is still little experience and few studies on the use of the gamification strategy in this context. The results obtained demonstrate that gamification can be an asset, as it allows for dynamic, motivating learning and provides an experience of involvement on the part of those who are learning in the training process. Thus, a proposal was elaborated for the design of online training courses considering the use of gamification, which is based on some principles, such as: taking into account that a course should have value for the trainee, adding something for himself; be clear, concise and objective in what it is intended that the trainee perform; the experience intended to be provided to individuals, according to their characteristics, needs and their way of learning. Through these elements, it can be considered that the design of an online adult training course using the gamification strategy will contribute to the quality of the learning carried out by the trainees.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Carolina Miguel d'Amorim2023-04-04T13:19:58Z20222022-10-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56999TID:203287711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:29.236293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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