Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Julice
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cervi, Gicele Maria, Ferreira, Cláudia Renate, Barros, Antonio André Chivanga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74725
Resumo: A gestão é um espaço de possibilidades. É a mediação para alcançar fins, na medida em que no contexto educacional não só as atividades meio têm relevância, mas especialmente a atividade fim. Dessa forma, no cotidiano profissional docente a gestão da formação constitui fator imprescindível para o trabalho administrativo e pedagógico. A assessoria pedagógica é uma política da Universidade Regional de Blumenau e foi implementada em 2003 pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação/gestão 2002-2006. Tem por objetivo problematizar e refletir a docência no Ensino Superior, tendo como eixos de análise: o percurso de formação de cada docente, sua prática pedagógica e o contexto da sala de aula. No decorrer dos semestres letivos são organizados tempos e espaços sistemáticos e contínuos de formação, nos quais os professores manifestam demandas didático-pedagógicas em torno da relação professor aluno, do plano de ensino-aprendizagem, das metodologias de ensino e da avaliação da aprendizagem. Essas atividades formativas têm gerado saltos qualitativos na prática docente, dos quais destacamos a busca de um planejamento mais integrado no interior dos cursos e a adoção de metodologias de ensino diferenciadas. É o trabalho de uma gestão comprometida com a cidadania.
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