Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação Docente
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74725 |
Resumo: | A gestão é um espaço de possibilidades. É a mediação para alcançar fins, na medida em que no contexto educacional não só as atividades meio têm relevância, mas especialmente a atividade fim. Dessa forma, no cotidiano profissional docente a gestão da formação constitui fator imprescindível para o trabalho administrativo e pedagógico. A assessoria pedagógica é uma política da Universidade Regional de Blumenau e foi implementada em 2003 pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação/gestão 2002-2006. Tem por objetivo problematizar e refletir a docência no Ensino Superior, tendo como eixos de análise: o percurso de formação de cada docente, sua prática pedagógica e o contexto da sala de aula. No decorrer dos semestres letivos são organizados tempos e espaços sistemáticos e contínuos de formação, nos quais os professores manifestam demandas didático-pedagógicas em torno da relação professor aluno, do plano de ensino-aprendizagem, das metodologias de ensino e da avaliação da aprendizagem. Essas atividades formativas têm gerado saltos qualitativos na prática docente, dos quais destacamos a busca de um planejamento mais integrado no interior dos cursos e a adoção de metodologias de ensino diferenciadas. É o trabalho de uma gestão comprometida com a cidadania. |
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Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação DocenteA gestão é um espaço de possibilidades. É a mediação para alcançar fins, na medida em que no contexto educacional não só as atividades meio têm relevância, mas especialmente a atividade fim. Dessa forma, no cotidiano profissional docente a gestão da formação constitui fator imprescindível para o trabalho administrativo e pedagógico. A assessoria pedagógica é uma política da Universidade Regional de Blumenau e foi implementada em 2003 pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação/gestão 2002-2006. Tem por objetivo problematizar e refletir a docência no Ensino Superior, tendo como eixos de análise: o percurso de formação de cada docente, sua prática pedagógica e o contexto da sala de aula. No decorrer dos semestres letivos são organizados tempos e espaços sistemáticos e contínuos de formação, nos quais os professores manifestam demandas didático-pedagógicas em torno da relação professor aluno, do plano de ensino-aprendizagem, das metodologias de ensino e da avaliação da aprendizagem. Essas atividades formativas têm gerado saltos qualitativos na prática docente, dos quais destacamos a busca de um planejamento mais integrado no interior dos cursos e a adoção de metodologias de ensino diferenciadas. É o trabalho de uma gestão comprometida com a cidadania.INPEAU2012-10-15T19:32:02Z2012-10-15T19:32:02Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74725Dias, JuliceCervi, Gicele MariaFerreira, Cláudia RenateBarros, Antonio André Chivangaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T13:55:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74725Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T13:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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