Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente. |
id |
FCC-2_4fb5e3181bd83d0da9e8255fba6d1c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2018 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiênciaQualificação ProfissionalFormação de ProfessoresEducação ContinuadaEnsino SuperiorEste artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201810.18222/eae214620102018Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 375-3851984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018/1978Oliver, Ana CristinaBarreto, Maribel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2018Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
title |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
spellingShingle |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência Oliver, Ana Cristina Qualificação Profissional Formação de Professores Educação Continuada Ensino Superior |
title_short |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
title_full |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
title_fullStr |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
title_sort |
Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência |
author |
Oliver, Ana Cristina |
author_facet |
Oliver, Ana Cristina Barreto, Maribel Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Maribel Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliver, Ana Cristina Barreto, Maribel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação Profissional Formação de Professores Educação Continuada Ensino Superior |
topic |
Qualificação Profissional Formação de Professores Educação Continuada Ensino Superior |
description |
Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018 10.18222/eae214620102018 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214620102018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018/1978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 375-385 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 375-385 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 375-385 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419879960576 |