Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliver, Ana Cristina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barreto, Maribel Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018
Resumo: Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.
id FCC-2_4fb5e3181bd83d0da9e8255fba6d1c19
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2018
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiênciaQualificação ProfissionalFormação de ProfessoresEducação ContinuadaEnsino SuperiorEste artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201810.18222/eae214620102018Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 375-385Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 375-3851984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018/1978Oliver, Ana CristinaBarreto, Maribel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2018Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
title Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
spellingShingle Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
Oliver, Ana Cristina
Qualificação Profissional
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino Superior
title_short Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
title_full Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
title_fullStr Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
title_full_unstemmed Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
title_sort Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência
author Oliver, Ana Cristina
author_facet Oliver, Ana Cristina
Barreto, Maribel Oliveira
author_role author
author2 Barreto, Maribel Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliver, Ana Cristina
Barreto, Maribel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualificação Profissional
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino Superior
topic Qualificação Profissional
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino Superior
description Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018
10.18222/eae214620102018
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018
identifier_str_mv 10.18222/eae214620102018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2018/1978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 375-385
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 375-385
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 375-385
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 375-385
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419879960576