Framework conceitual para a produção do humor visual no design de animações para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Filipe Aguiar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211633
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCargnin, Filipe AguiarBraviano, Gilson2020-08-20T05:54:36Z2020-08-20T05:54:36Z2019363984https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211633Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.A animação é uma mídia que possui uma predisposição para o humor, ao retratar universos desconhecidos, onde as regras podem ser quebradas e as impossibilidades lógicas são aceitas. Ainda que possa ser apreciada por pessoas de todas as idades, uma grande parte das animações destina-se ao público infantil. É importante, portanto, que o seu humor se adeque ao nível de desenvolvimento da criança, de forma que possa vir a ser efetivamente compreendido e apreciado. Embora os designers reconheçam o potencial do humor, o conhecimento sobre os meios de produção dele é limitado. O humor possui um potencial ainda pouco explorado, uma vez que o riso pode trazer benefícios cognitivos, emocionais, sociais e físicos para as crianças. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor um framework conceitual para a produção do humor visual no design de animações para crianças, estruturando os aspectos a serem considerados pelo(a) designer, durante a prática projetual. A criação desse framework seguiu as etapas: (1) mapeamento das fontes de dados, que envolveu uma revisão integrativa da literatura e a seleção de episódios de séries animadas para codificação; (2) leitura e análise das fontes de dados selecionadas; (3) identificação de termos relevantes; (4) integração de termos correlatos; (5) definição dos conceitos criados a partir dos termos resultantes; (6) categorização dos conceitos em eixos temáticos; (7) síntese dos conceitos e (8) verificação do framework, com base na opinião de profissionais da área. A partir da revisão sistemática da literatura realizada sobre a produção, compreensão e apreciação do humor visual pela criança, constatou-se a importância dos aspectos cognitivos da experiência humorística, que é gerada a partir da identificação de uma incongruência, ou seja, da associação de elementos habitualmente incompatíveis. Percebeu-se que essa incongruência deve estar inserida em um contexto lúdico, que pode ser evidenciado por diversos sinais comunicativos, sendo o riso um dos mais importantes. A análise das animações, por sua vez, evidenciou a predisposição dessa mídia para o humor, uma vez que ele esteve presente em praticamente todos os episódios selecionados. Por meio de exemplos extraídos das animações, demonstrou-se a utilização de nove técnicas para a produção de incongruências visuais: contraste, desarranjo, distorção, exagero, exclusão, infortúnio, repetição, transposição e travessura. Observou-se, também, que muitos dos eventos humorís- ticos visuais identificados nessas animações apresentaram componentes agressivos. A partir dos dados obtidos no decorrer da revisão integrativa da literatura e da análise das animações selecionadas, foram identificados 72 termos relevantes para a produção do humor visual em animações para crianças. Os conceitos elaborados a partir dos termos identificados foram definidos de acordo com suas principais características e componentes, dentro do contexto da produção do humor visual no design de animações para crianças, e passaram a integrar o framework conceitual proposto, que é constituído por dois componentes, um textual e outro visual.<br>Abstract : Animation is a medium that has a predisposition to humor, while portraying unknown universes, where rules can be broken and logical impossibilities are accepted. Although it can be enjoyed by individuals of all ages, a large part of the animations is aimed at children. Its humor, therefore, should be appropriate to the child?s level of development, so that it can be understood and appreciated. Although designers aknowledge the potential of humor, their understanding about the methods of its production are limited. Humor has a potential that is yet unexplored, since laughter can bring cognitive, emotional, social, and physical benefits to children. Thus, the objective of this research is to propose a conceptual framework for the production of visual humor when designing animations for children. The development of the framework followed eight steps: 1) mapping of data sources, which involved an integrative review of the literature and the selection of episodes of animated series for coding; (2) reading and analysis of selected data sources; (3) identification of relevant terms; (4) integration of related terms; (5) elaboration of the resulting terms into concepts; (6) categorization of concepts into thematic axes; (7) synthesis of concepts and (8) verification of the framework, based on the opinion of professionals of the field. The systematic review of the literature on the production, comprehension and appreciation of visual humor by the child showed the importance of the cognitive aspects of the humorous experience, which is generated from the identification of an incongruity, that is, the association of usually incompatible elements. It was noticed that this incongruence should be inserted in a playful context, which can be evidenced by many communicative signals, with laughter being one of the most important. The analysis of the animations, in turn, further evidenced the predisposition of this medium to humor. By means of examples extracted from the animations, nine techniques for the production of visual incongruities were demonstrated: contrast, disarrangement, distortion, exaggeration, exclusion, misfortune, repetition, transposition and mischief. It was observed, too, that many of the visual humorous events identified presented aggressive components. From the data obtained in the course of the integrative literature review and the analysis of the selected animations, it was identified 72 relevant terms for the production of visual humor in animations for children. The concepts elaborated from these terms were defined according to its main characteristics and components, in the context of the production of visual humor when designing animations for children, integrating the proposed conceptual framework, which consists of two components, a textual one and a visual one.233 p.| il., gráfs.porDesignAnimação por computadorDesenho por computadorHumorismo infantojuvenilFramework conceitual para a produção do humor visual no design de animações para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGDE0188-D.pdfPGDE0188-D.pdfapplication/pdf4274480https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211633/-1/PGDE0188-D.pdf9c9b8a22a819a422e104faa28f1d7b11MD5-1123456789/2116332020-08-20 02:54:36.924oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211633Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:54:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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