Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestrini, Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245328
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_70cccea2f0ad3dd6fd438e664adac69c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245328
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.Pandemia de Covid-19Recontextualização PedagógicaCapitalismo de TransiçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.O trabalho busca compreender as mudanças sofridas referentes ao ensino remoto, de emprego consequente da Pandemia de Covid-19, na prática da pedagogia de ensino do Colégio de Aplicação da UFSC estabelecida nos anos do Ensino Médio. Tendo como base a teoria de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein (2003), apresentada na sua obra “A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização”, desenvolve-se uma pesquisa documental de análise de conteúdos dos planos de ensino elaborados nos anos de 2019 e 2020 pelos docentes dos anos médios da instituição educacional. Os resultados confirmam a tendência da obra de Bernstein da transição do modelo de desempenho para o modelo de competência na prática pedagógica em momentos de transtornos sociais. Conclui-se que essa modificação não parte de uma responsabilização aos docentes, mas sim a adequação do sistema de ensino brasileiro às demandas de mercado, evidenciando uma ênfase de continuidade do ensino em seu modo de prestação de serviço ao modelo econômico capitalista de transição a partir da institucionalização da formação de novas identidades fazer pedagógico.This work aims to understand the changes undergone into remote teaching,consequently applied after the Covid-19 Pandemic, in the practice of teaching pedagogy of the Administration School of UFSC established in the years of High School. Based on the theory of pedagogical recontextualization by Basil Bernstein (2003), presented in his work “The pedagogization of knowledge: studies on recontextualization”, a documental research of content analysis of the teaching plans elaborated in the years 2019 and 2020 by teachers of the middle years of the Educational Institution. The results confirm the tendency of Bernstein's work to transition from the performance model to the competence model in pedagogical practice in times of social upheaval. It is concluded that this change is not part of making teachers responsible, but rather the adequacy of the Brazilian education system to market demands, evidencing an emphasis on continuity of teaching in its mode of service provision to the capitalist economic model of transition from the institutionalization of the formation of new identities to do pedagogy.Florianópolis, SC.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa Catarina.Silvestrini, Carolina2023-03-24T12:35:31Z2023-03-24T12:35:31Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245328Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-24T12:35:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245328Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-24T12:35:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
title Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
spellingShingle Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
Silvestrini, Carolina
Pandemia de Covid-19
Recontextualização Pedagógica
Capitalismo de Transição
title_short Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
title_full Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
title_fullStr Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
title_full_unstemmed Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
title_sort Recontextualização pedagógica e o ensino remoto emergencial: a adaptação do ensino através dos modelos de desempenho e competência de Basil Bernstein.
author Silvestrini, Carolina
author_facet Silvestrini, Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestrini, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de Covid-19
Recontextualização Pedagógica
Capitalismo de Transição
topic Pandemia de Covid-19
Recontextualização Pedagógica
Capitalismo de Transição
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2023-03-24T12:35:31Z
2023-03-24T12:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245328
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112940236800