A articulação de obras literárias ao ensino de química como possibilidade de abordar conteúdos de ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Quadros de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247611
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
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spelling A articulação de obras literárias ao ensino de química como possibilidade de abordar conteúdos de ciência, tecnologia e sociedade na formação de professoresEducaçãoLiteratura e ciênciaLeituraProfessores de químicaQuímicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.Esta tese defende a importância do ato de ler obras literárias com o potencial de favorecer a discussão sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e na formação de professores de Química/Ciências da Natureza. O objetivo desta pesquisa é identificar potencialidades e limites de uma proposta de leitura na formação de professores de Química, articulada à Literatura, a fim de favorecer a aprendizagem sobre interações CTS no Ensino de Química. Para tanto, recorremos à perspectiva de leitura advogada por Paulo Freire e à de Literatura defendida por Antonio Candido. Paulo Freire argumenta que a leitura de mundo antecede a leitura da palavra e que a leitura da palavra permite a continuidade da leitura de mundo. Concordamos com Antonio Candido, para quem a Literatura se constitui como um direito humano. Nesse sentido, estabelecemos a interlocução entre o ato de ler para Paulo Freire e a função da Literatura para Antonio Candido. Enfatizamos que a leitura deve ser desenvolvida de tal maneira que possibilite desvelar crenças relacionadas à Ciência e à Tecnologia e favorecer a consciência crítica e a emancipação. Discutimos, por meio da abordagem CTS, algumas dessas crenças. As obras literárias selecionadas para a construção da proposta de leitura foram submetidas aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) e organizadas em categorias de análise, conforme especificado a seguir (obra, autor e categorias, respectivamente): a) El Tungsteno, de César Vallejo: Tecnologia e poder; a Tecnologia como constituinte de sistemas culturais; b) Volfrâmio, de Aquilino Ribeiro: Tecnologia e poder; Tecnologia como constituinte de sistemas culturais; Visão salvacionista da Ciência e da Tecnologia e sua contradição inerente; c) ?O Capitão Mendonça?, de Machado de Assis: A alquimia como precursora da Química; Desenvolvimento científico e tecnológico e valores éticos; d) ?Ma-Hôre?, de Rachel de Queiroz: Visão salvacionista da Ciência e da Tecnologia e sua contradição inerente; Tecnologia como constituinte de sistemas culturais. As obras literárias permitiram problematizar crenças sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e sua relação com as dimensões econômicas, culturais, políticas e éticas. A proposta de leitura foi construída com base nas concepções de leitura e Literatura defendidas neste trabalho e desenvolvidas em uma componente curricular de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública brasileira. Foram submetidos à análise materiais produzidos por licenciandos em um portfólio virtual. A análise do portfólio também seguiu os procedimentos da ATD e resultou nas seguintes categorias de análise: conhecimento sobre articulações entre Ensino de Química e Literatura; conhecimentos sobre a contradição da visão salvacionista da Ciência e da Tecnologia; conhecimentos sobre os impactos da Ciência e da Tecnologia na sociedade; conhecimentos sobre a Natureza da Ciência (NdC); conhecimentos sobre a Educação CTS articulada à Literatura para o Ensino de Química: potencialidades e limitações. Dessa forma, identificamos os conhecimentos explicitados e apropriados pelos licenciandos no desenvolvimento da proposta formativa. A articulação entre Ciência e Literatura caracteriza-se como um campo de estudo em ascensão. Esperamos que nossa pesquisa avance no sentido de compreender como é possível estabelecer essa articulação no contexto da formação de professores de Química. Ademais, a avaliação da proposta formativa deu indicativos de que os licenciandos se apropriaram dos conhecimentos sobre a interação da cultura tecnológica com outras culturas, a relação de Tecnologia e Poder, como a Natureza da Ciência aprofunda o entendimento da Natureza da Tecnologia e a possibilidade de articulação entre Ciência e Literatura para ensinar conteúdos da componente curricular de Química.Abstract: This dissertation advocates the importance of reading literary works that may potentially favor the discussion about interactions between Science, Technology and Society (STS) both in curricular components of the Natural Sciences area and in Chemistry/Natural Sciences teacher education. This research aims to identify potentialities and limits of a reading proposal in Chemistry teacher education articulated with Literature, in order to support learning about STS interactions in Chemistry Teaching. To do so, we have adopted the perspective of reading advocated by Paulo Freire and the view of Literature proposed by Antonio Candido. Paulo Freire argues that reading the world precedes reading the word, and that reading the word enables the continuity of reading the world. We agree with Antonio Candido, for whom Literature is a human right. In this sense, we have established a dialogue between the act of reading as regarded by Paulo Freire and the function of Literature as seen by Antonio Candido. We emphasize that reading must be developed in such a way that it makes it possible to reveal beliefs related to Science and Technology and to raise critical awareness and emancipation. We have discussed some of these beliefs through the STS approach. The literary works selected for the construction of the reading proposal were subjected to Discursive Textual Analysis (DTA) procedures and organized into categories of analysis as follows (work, author and categories, respectively): a) ?El Tungsteno?, by César Vallejo: Technology and power; Technology as a constituent of cultural systems; b) ?Volfrâmio?, by Aquilino Ribeiro: Technology and power; Technology as a constituent of cultural systems; Salvationist view of Science and Technology and its inherent contradiction; c) ?O Capitão Mendonça?, by Machado de Assis: Alchemy as a precursor of Chemistry; Scientific and technological development and ethical values; d) ?Ma-Hôre?, by Rachel de Queiroz: Salvationist view of Science and Technology and its inherent contradiction; Technology as a constituent of cultural systems. Literary works enabled the problematization of beliefs about scientific and technological development and their relationship with economic, cultural, political and ethical dimensions. The reading proposal was based on the concepts of reading and Literature defended in this study and developed in a curricular component of a Chemistry Teaching course at a Brazilian public university. Materials produced by undergraduates in a virtual portfolio were subjected to analysis. Portfolio analysis also followed DTA procedures and resulted in the following categories of analysis: knowledge about articulations between Chemistry Teaching and Literature; knowledge about the contradiction of the salvationist vision of Science and Technology; knowledge about the impacts of Science and Technology on society; knowledge about the Nature of Science; knowledge about STS Education articulated to Literature in Chemistry Teaching: potentialities and limitations. We identified the knowledge made explicit and appropriated by the undergraduates in the development of the educational proposal. The articulation between Science and Literature is characterized as an emerging field of study. We hope that our research advances towards understanding how it is possible to establish this articulation in the context of Chemistry teacher education. Furthermore, the evaluation of the educational proposal has evidenced that the undergraduates had appropriated knowledge about the interaction of technological culture with other cultures, the relationship between Technology and Power, the way that the Nature of Science deepens the understanding of the Nature of Technology, and the possibility of articulation between Science and Literature to teach contents of Chemistry as a curricular component.Gonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Daiane Quadros de2023-06-28T18:27:02Z2023-06-28T18:27:02Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis171 p.| il.application/pdf381479https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247611porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247611Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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