ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eliana Guimarães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Isadora Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136
Resumo: Dentro do campo das possibilidades de investigações em torno da literatura infantil no Brasil, a análise de obras com maior e melhor recepção pelas crianças traz uma série de elementos capazes de promover reflexões acerca das preferências pelo público-alvo, que podem contribuir para pensar as mediações possíveis no contexto da Educação Básica. Desse modo, este artigo tem como objeto a análise de obras literárias mais requisitadas por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-UFMG). Para isso a metodologia adotada é a pesquisa documental, tendo as seguintes etapas de desenvolvimento: em um primeiro movimento a partir de uma lista gerada pelo sistema de bibliotecas, foi feito o levantamento de todas as obras que foram emprestadas ao longo de um ano letivo pelas duas turmas, identificando cada empréstimo individualmente. Em um segundo momento, foi feita a análise das obras mais requisitadas por uma das turmas. Os resultados obtidos até o momento apontam para uma preferência por obras com projetos gráfico-editoriais semelhantes com destaque para cores vibrantes e com recorrência da temática de trocadilhos, adivinhas e anedotas. As análises permitem identificar conexão entre a fase de consolidação da alfabetização e a intensa exposição às habilidades de consciência fonológica com escolhas literárias que privilegiam o aspecto lúdico da língua e a possibilidade da interação nos livros. A pesquisa também traz alguns apontamentos importantes em relação à seleção e adequação ao público-alvo em determinadas partes da coleção analisada.
id CP2-1_af2025598ada68a45886a689527f4c79
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3136
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOLiteratura infantilAlfabetizaçãoLeitura literária.Dentro do campo das possibilidades de investigações em torno da literatura infantil no Brasil, a análise de obras com maior e melhor recepção pelas crianças traz uma série de elementos capazes de promover reflexões acerca das preferências pelo público-alvo, que podem contribuir para pensar as mediações possíveis no contexto da Educação Básica. Desse modo, este artigo tem como objeto a análise de obras literárias mais requisitadas por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-UFMG). Para isso a metodologia adotada é a pesquisa documental, tendo as seguintes etapas de desenvolvimento: em um primeiro movimento a partir de uma lista gerada pelo sistema de bibliotecas, foi feito o levantamento de todas as obras que foram emprestadas ao longo de um ano letivo pelas duas turmas, identificando cada empréstimo individualmente. Em um segundo momento, foi feita a análise das obras mais requisitadas por uma das turmas. Os resultados obtidos até o momento apontam para uma preferência por obras com projetos gráfico-editoriais semelhantes com destaque para cores vibrantes e com recorrência da temática de trocadilhos, adivinhas e anedotas. As análises permitem identificar conexão entre a fase de consolidação da alfabetização e a intensa exposição às habilidades de consciência fonológica com escolhas literárias que privilegiam o aspecto lúdico da língua e a possibilidade da interação nos livros. A pesquisa também traz alguns apontamentos importantes em relação à seleção e adequação ao público-alvo em determinadas partes da coleção analisada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 267-2822525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136/2149Almeida, Eliana GuimarãesRibeiro, Isadora Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3136Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Almeida, Eliana Guimarães
Literatura infantil
Alfabetização
Leitura literária.
title_short ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_sort ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
author Almeida, Eliana Guimarães
author_facet Almeida, Eliana Guimarães
Ribeiro, Isadora Cristina Silva
author_role author
author2 Ribeiro, Isadora Cristina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eliana Guimarães
Ribeiro, Isadora Cristina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Alfabetização
Leitura literária.
topic Literatura infantil
Alfabetização
Leitura literária.
description Dentro do campo das possibilidades de investigações em torno da literatura infantil no Brasil, a análise de obras com maior e melhor recepção pelas crianças traz uma série de elementos capazes de promover reflexões acerca das preferências pelo público-alvo, que podem contribuir para pensar as mediações possíveis no contexto da Educação Básica. Desse modo, este artigo tem como objeto a análise de obras literárias mais requisitadas por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-UFMG). Para isso a metodologia adotada é a pesquisa documental, tendo as seguintes etapas de desenvolvimento: em um primeiro movimento a partir de uma lista gerada pelo sistema de bibliotecas, foi feito o levantamento de todas as obras que foram emprestadas ao longo de um ano letivo pelas duas turmas, identificando cada empréstimo individualmente. Em um segundo momento, foi feita a análise das obras mais requisitadas por uma das turmas. Os resultados obtidos até o momento apontam para uma preferência por obras com projetos gráfico-editoriais semelhantes com destaque para cores vibrantes e com recorrência da temática de trocadilhos, adivinhas e anedotas. As análises permitem identificar conexão entre a fase de consolidação da alfabetização e a intensa exposição às habilidades de consciência fonológica com escolhas literárias que privilegiam o aspecto lúdico da língua e a possibilidade da interação nos livros. A pesquisa também traz alguns apontamentos importantes em relação à seleção e adequação ao público-alvo em determinadas partes da coleção analisada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3136/2149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 267-282
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180905795584