O ensino-aprendizagem padronizado de espanhol no marco curricular de Porto Rico: as competências do perfil do empreendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz-Báez, Samarys Lynette
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205109
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
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spelling O ensino-aprendizagem padronizado de espanhol no marco curricular de Porto Rico: as competências do perfil do empreendedorLinguísticaLíngua espanholaCurrículosAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.Nesta tese objetivamos analisar o Marco Curricular (DEPR, 2016) do Programa de Espanhol do Departamento de Educação de Porto Rico, no concernente às concepções de sujeito, linguagem, bem como ao discurso padronizador que baliza o ensino-aprendizagem de língua materna em Porto Rico. Realizamos esta análise situados na área da Linguística Aplicada, mobilizando a perspectiva bakhtiniana da Análise Dialógica do Discurso, dialogando ademais com algumas noções das Teorias de Currículo. Apesar de que o dado principal de análise foi o Marco Curricular (DEPR, 2016), no trajeto interpretativo, dado o cunho dialógico da pesquisa, consideramos também outros documentos curriculares, como os Padrões de Conteúdo e Expectativas de Grau (2014), o Perfil do Estudante Graduado de Escola Superior (IPEDCO, 2012) e os Calendários de sequência e as unidades de ensino. Também levamos em conta as leis que materializam as políticas educativas do Departamento de Educação dos EUA e Porto Rico, uma vez que ambas aplicam sua força na configuração curricular porto-riquenha. Assim, materializamos o percurso metodológico interpretativo na seguinte movimentação: 1) Contextualizamos o processo histórico do ensino-aprendizagem de espanhol em Porto Rico durante o século XX e a contemporaneidade, para entender o cronotopo do documento examinado; 2) Examinamos o Marco Curricular (DEPR, 2016), interpretando o discurso padronizador a respeito das concepções de sujeito e linguagem; 3) Explicamos como o discurso padronizador perpassa os conteúdos, as metodologias de ensino-aprendizagem, assim como as metodologias e estratégias de avaliação do aprendizado. Os resultados da pesquisa demonstraram como a constituição do ensino-aprendizagem de espanhol baseado em padrões vem se materializando desde a década de 1970, a partir da legitimação da lei ESEA do Departamento de Educação dos EUA assim como a outorgação de orçamento federal estadunidense para a educação pública porto-riquenha. O que trouxe como consequência o estabelecimento de níveis mínimos de competências, a elaboração de provas para medição do aproveitamento acadêmico, a elaboração e distribuição de materiais didáticos e as orientações para o planejamento do ensino e o agir pedagógico (ORTIZ, 1981). Logo, o estabelecimento dos primeiros padrões de conteúdo no ano de 1996 para a disciplina de espanhol. Desse modo, o discurso padronizador vai reforçando-se através das diversas reformas educativas que se sucedem ao longo do século XX até alcançar sua máxima expressão nas leis ESSA, do Departamento de Educação dos EUA e a nova lei organiza de Porto Rico, lei 85-18. Finalmente, as regularidades discursivas do Marco Curricular (DEPR, 2016) mostraram, em relação às concepções de sujeito e linguagem, que estas estão vinculadas à concepção do estudante como empreendedor, e à concepção de linguagem como competência comunicativa. Estas duas concepções, por sua vez, atreladas às pedagogias do empreendedorismo e das competências. Esses discursos se que coadunam com ideologia neoliberal da educação (COAN, 2013; DELUIZ, 2001; CARDOSO, 2009). Ideologia esta que baliza as leis ESSA e 85-18 e que mostra sua força centralizadora padronizadora mais fortemente na discursivização dos padrões de conteúdo, das metodologias de ensino-aprendizagem e das estratégias de avaliação que o documento estipula como as adequadas para atingir as metas do sistema educativo.Abstract : In this thesis, we aim at analyzing the Educational Reform (DEPR, 2016) of the Spanish program of Puerto Rico Department of Education, regarding the conceptions of a subject, language as well as the standardized discourse that permeates the teaching-learning of mother-tongue in Puerto Rico. As part of Applied Linguistics area, we carried out this analysis based on the Bakhtinian perspective of Dialogic Analysis of Discourse, interconnecting by the same token some notions of Curriculum Theory. Even though the main focus in the interpretation process was on Educational Reform (DEPR, 2016), still the dialogic nature of the research had us also consider other curriculum materials such as Content Standards and Grade Expectations (2014), Profile of High Schools Graduates (IPEDCO, 2012), sequence calendars and teaching Units. Furthermore, we took into account the decrees that enforce the policies of both the US and Puerto Rico Department of Education, since the two of them apply to the Puerto Rican curriculum formulation. So, our interpretive and methodological process structured as follow: 1) we contextualized the historical process of 20th and contemporary Puerto Rican teaching-learning of Spanish, to comprehend the chronotope of the document under analysis; 2) we examined the Educational Reform (DEPR, 2016) interpreting the accepted discourse regarding the conceptions of subject and language; 3) we showed how the standard discourse permeates contents, teaching-learning methods as well as learning assessment methods and strategies.The results of the investigation proved how the standard-based formulation of the teaching-learning of Spanish has been taking place since the 1970s through the legitimation of the US Department of Education ESEA s decree, not to mention the US federal budget allocated to Puerto Rican public education. The consequences of which include the implementation of minimum levels of skills, the elaboration of exams to assess the academic performance, elaboration, and distribution of teaching materials and directions for teaching planning and behavior (ORTIZ, 1981). Subsequently, first content standards were applied in 1996 to the Spanish course. In so doing, the standard discourse kept thriving through the diverse educational reforms that happened during the 20th reaching its utmost expression in the ESSA acts of the US Department of Education and the Puerto Rico s new organic act, 85-18. Finally, the discursive regularities of the Educational Reform (DEPR, 2016), with regard to subject and language conceptions, proved to be linked to the conception of the student as an entrepreneur and language as a communicative skill. Both conceptions are, in turn, associated with the teaching of entrepreneurship and competencies. Such discourses are part of the neoliberal ideology about education (COAN, 2013; DELUIZ, 2001; CARDOSO, 2009). The same ideology that controls the ESSA and 85-18 acts, demonstrating its central force disseminated in the discourse of content standards, teaching-learning methods, and the evaluation strategies the document suggests as opportune to reach the goal of the educational system.Rodrigues, Rosângela HammesUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz-Báez, Samarys Lynette2020-03-31T13:27:42Z2020-03-31T13:27:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis413 p.| il.application/pdf358919https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205109porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:27:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:27:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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