Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Ana Cristina
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
id UFSC_71f07b4b1dd640875eb9f439f68249d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76202
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazinesAnalise do discursoComportamentoAvaliaçãoTesesSexismo na linguagemTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoNesta dissertação investigo 15 quizzes ou testes de comportamento em revistas para adolescentes: Teen, Seventeen, Sassy, e Capricho, usando a metodologia de Análise Crítica do Discurso. O objetivo é demonstrar que o quiz não é um texto tão inocente como parece ser. Além de encorajar o auto-escrutínio, os quizzes funcionam como instrumentos disciplinadores, visando à correta socialização das adolescentes. Com base no modelo Problema-Solução, analiso a macro-estrutura dos quizzes, e aponto as possíveis relações entre o elemento discursivo Problema e o problema do mundo real. As produtoras destes textos avaliam e classificam as meninas como boas ou más, e prescrevem um comportamento geralmente sexista. Através da análise das características conversacionais dos quizzes: a estrutura de interação, os marcadores do discurso da linguagem falada, o vocabulário adolescente, e a personalização sintética, mostro que estes textos são construídos com base no modelo conversacional de discurso. O uso deste modelo é uma estratégia que visa amenizar a posição autoritária das produtoras destes textos, e que gera alto grau de informalidade nos quizzes, disfarçando seu papel principal: disciplinar as adolescentes a serem boas meninas.Caldas-Coulthard, Carmen RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaOstermann, Ana Cristina2012-10-16T08:13:31Z2012-10-16T08:13:31Z19951995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 107, [26]f.| ilapplication/pdf102951http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T19:31:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76202Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T19:31:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
title Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
spellingShingle Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
Ostermann, Ana Cristina
Analise do discurso
Comportamento
Avaliação
Teses
Sexismo na linguagem
Teses
title_short Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
title_full Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
title_fullStr Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
title_full_unstemmed Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
title_sort Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
author Ostermann, Ana Cristina
author_facet Ostermann, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas-Coulthard, Carmen Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Analise do discurso
Comportamento
Avaliação
Teses
Sexismo na linguagem
Teses
topic Analise do discurso
Comportamento
Avaliação
Teses
Sexismo na linguagem
Teses
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995
2012-10-16T08:13:31Z
2012-10-16T08:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 102951
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202
identifier_str_mv 102951
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 107, [26]f.| il
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651923547488256