Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
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Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazinesAnalise do discursoComportamentoAvaliaçãoTesesSexismo na linguagemTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoNesta dissertação investigo 15 quizzes ou testes de comportamento em revistas para adolescentes: Teen, Seventeen, Sassy, e Capricho, usando a metodologia de Análise Crítica do Discurso. O objetivo é demonstrar que o quiz não é um texto tão inocente como parece ser. Além de encorajar o auto-escrutínio, os quizzes funcionam como instrumentos disciplinadores, visando à correta socialização das adolescentes. Com base no modelo Problema-Solução, analiso a macro-estrutura dos quizzes, e aponto as possíveis relações entre o elemento discursivo Problema e o problema do mundo real. As produtoras destes textos avaliam e classificam as meninas como boas ou más, e prescrevem um comportamento geralmente sexista. Através da análise das características conversacionais dos quizzes: a estrutura de interação, os marcadores do discurso da linguagem falada, o vocabulário adolescente, e a personalização sintética, mostro que estes textos são construídos com base no modelo conversacional de discurso. O uso deste modelo é uma estratégia que visa amenizar a posição autoritária das produtoras destes textos, e que gera alto grau de informalidade nos quizzes, disfarçando seu papel principal: disciplinar as adolescentes a serem boas meninas.Caldas-Coulthard, Carmen RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaOstermann, Ana Cristina2012-10-16T08:13:31Z2012-10-16T08:13:31Z19951995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 107, [26]f.| ilapplication/pdf102951http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T19:31:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76202Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T19:31:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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