Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Jéssica Lícia da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191014
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.
id UFSC_71f444a69fd5f8e11b70764d31e00b92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191014
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçuLicenciatura Intercultural IndígenaFormação de professores indígenaEducação escolar indígenaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo demonstrar as contribuições que a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), traz para a formação de professores indígenas Guarani e para a educação escolar indígena na Terra Indígena (TI) M‟biguaçu. Dessa forma, apresento um panorama da história do povo Guarani e de seus aspectos culturais, que envolvem a organização linguística, política e social. Além de mostrar a luta por uma educação intercultural que vai se concretizar com a Constituição Federal de 1988 e por outras políticas públicas desenvolvidas nos anos seguintes. Com a necessidade da formação de professores indígenas para poder fazer valer o direito de uma educação escolar diferenciada, bilíngue e intercultural e ainda atender as demandas das aldeias, a Secretaria do Estado da Educação e Ministério da Educação passou a oferecer formação de professores para cada povo indígena. Com isso, foram conquistados incentivos (bolsas de estudos e cotas para estudantes indígenas) nas universidades, foram criados os magistérios indígenas, além da abertura do edital do Programa de Apoio a Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) que possibilitou a implantação das Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil, que visam à formação de professores indígenas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir desse edital Prolind e de conversações entre a UFSC e as comunidades indígenas Guarani, Kaingáng e Xokleng/ Laklãnõ, a primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica iniciou o curso de graduação em 2011 e teve sua conclusão em 2015 e sua segunda turma foi iniciada em 2016 com previsão de conclusão para 2020, ambas são o tema de investigação desse trabalho. Conforme trabalho de pesquisadores como Brighenti (2011,2012); Nötzold e Rosa (2011) sobre a cultura Guarani, educação e formação de professores indígenas: Apolinário (2015); Teixeira e Lana (2012), Gelarch (2012); ROSA (2009, 2012, 2017) e outros autores, junto com o Plano Político Pedagógico (2009, 2016) e de entrevistas com uma docente da licenciatura, a Coordenadora Pedagógica e três graduandos Guarani da turma de 2016 da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC que são professores e moradores da Terra Indígena M‟biguaçu, serão abordados as contribuições do curso de licenciatura para a formação de professores Guarani e para a educação escolar indígena.Florianópolis, SCPaim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaAssumpção, Jéssica Lícia da2018-11-01T20:22:27Z2018-11-01T20:22:27Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191014porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T20:22:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191014Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T20:22:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
title Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
spellingShingle Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
Assumpção, Jéssica Lícia da
Licenciatura Intercultural Indígena
Formação de professores indígena
Educação escolar indígena
title_short Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
title_full Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
title_fullStr Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
title_full_unstemmed Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
title_sort Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: Contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M‟biguaçu
author Assumpção, Jéssica Lícia da
author_facet Assumpção, Jéssica Lícia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Jéssica Lícia da
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura Intercultural Indígena
Formação de professores indígena
Educação escolar indígena
topic Licenciatura Intercultural Indígena
Formação de professores indígena
Educação escolar indígena
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01T20:22:27Z
2018-11-01T20:22:27Z
2018-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191014
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035176792064