As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Silvana Borghelot
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87384
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_71f51f516b5bec2e8e855ab4a6bf4256
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87384
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PREngenharia de produçãoEscolas -Organizacao e administracaoEscolas publicasAdministraçãoSociologia educacionalEducação e EstadoBrasilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoO objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar que fatores influenciam as práticas de gestão dos diretores das escolas estaduais de ensino fundamental e médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu no estado do Paraná. Com base em uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, foram realizados levantamentos bibliográficos e análises em documentos técnicos e especializados sobre as formas de Administração Escolar, com foco em um estudo a respeito da sociedade e de como a escola retrata em seu cotidiano as relações reais de sua existência. Os dados primários foram coletados por meio de quatro tipos de questionários encaminhados para quatro conjuntos amostrais distintos (diretores, equipe pedagógica, professores e funcionários). Os resultados demonstram os desafios que os gestores encontram no cotidiano da escola, dentre eles destacam-se: o princípio da dicotomia entre concepção e execução, preconizada pela sociedade capitalista, que perpassa os cursos formadores de profissionais da educação permeando a divisão técnica do trabalho, o qual fragmenta o trabalho pedagógico; os princípios da autonomia e sua relação com as formas de provimento do cargo de diretor; a importância da função do gestor, sua participação nas atividades nucleares da escola e no processo ensino-aprendizagem como, também, os arranjos e relações de poder que são estabelecidas.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, Silvana Borghelot2012-10-21T19:12:25Z2012-10-21T19:12:25Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f.| tabs., grafs.application/pdf225911http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87384porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:13:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87384Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:13:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
title As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
spellingShingle As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
Cordeiro, Silvana Borghelot
Engenharia de produção
Escolas -
Organizacao e administracao
Escolas publicas
Administração
Sociologia educacional
Educação e Estado
Brasil
title_short As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
title_full As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
title_fullStr As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
title_full_unstemmed As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
title_sort As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR
author Cordeiro, Silvana Borghelot
author_facet Cordeiro, Silvana Borghelot
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valladares, Angelise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Silvana Borghelot
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Escolas -
Organizacao e administracao
Escolas publicas
Administração
Sociologia educacional
Educação e Estado
Brasil
topic Engenharia de produção
Escolas -
Organizacao e administracao
Escolas publicas
Administração
Sociologia educacional
Educação e Estado
Brasil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T19:12:25Z
2012-10-21T19:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225911
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87384
identifier_str_mv 225911
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652184106041344