Fronteiras do conhecimento escolar: o tema reprodução humana assistida e a formação continuada de professores de biologia
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90023 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Vera Lúcia Bahl deFerrari, NadirDelizoicov, Demetrio2012-10-23T05:17:26Z2012-10-23T05:17:26Z20072007240730http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90023Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este trabalho aborda um tema contemporâneo da Biologia, enfocando as fronteiras dessa área do conhecimento no contexto escolar. A investigação propôs como questão central a identificação das razões pelas quais o professor do Ensino Médio deixa de considerar questões relacionadas aos temas contemporâneos no contexto escolar. O estudo de temas contemporâneos na Biologia tem se caracterizado como um desafio à prática do ensino e expressam um compromisso com a alfabetização científica, contribuindo com a formação do estudante-cidadão que freqüenta o Ensino Médio (EM). O tema Reprodução Humana Assistida (RHA) foi escolhido como exemplo porque o seu ensino não envolve apenas aspectos biológicos, mas também aspectos éticos, morais, econômicos, sociais e políticos. Foram entrevistados vinte professores que atuam em escolas situadas em diferentes regiões da cidade de Londrina-PR, selecionados de acordo com os seguintes critérios: ser licenciado em Biologia e ser professor efetivo no Ensino Médio, com experiência mínima de cinco anos de magistério. No primeiro capítulo são apresentadas reflexões relativas à formação de professores e à defesa de sua qualificação, condição necessária à profissionalização. O segundo capítulo situa a metodologia utilizada na investigação empírica, descrevendo os critérios e aspectos da coleta de dados. O terceiro capítulo apresenta os dados obtidos em relação às escolas, ao ambiente de aprendizagem, ao ambiente humano e ao ambiente de ensino com temas contemporâneos. Também são apresentadas falas atreladas às concepções de ensino dos professores. No quarto capítulo, são sugeridas propostas (atividades) para a inserção de temas contemporâneos da Biologia no EM. Nas considerações finais são apresentadas reflexões, conclusões e perspectivas. A investigação evidenciou as dificuldades e os problemas que os professores vivenciam na sua prática e que exigem a intervenção em diferentes instâncias: mudanças no modelo de formação, professores autônomos e capazes de refletir e avaliar as possibilidades de inserção de novos temas no contexto escolar e uma política educacional igualitária são essenciais. Em resumo, é fundamental que se garantam condições de autonomia para o professor e o estudante, de forma que o conhecimento possa ser construído num processo de aprender a aprender, para se chegar ao aprender a pensar.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauBiologiaEstudo e ensino (Segundo grau)Professores -FormaçãoEducação permanenteReprodução humanaEstudo e ensino (Segundo grau)Fronteiras do conhecimento escolar: o tema reprodução humana assistida e a formação continuada de professores de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL240730.pdfapplication/pdf1981268https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90023/1/240730.pdfd40e58505f3928cf43a565b7fd132b50MD51TEXT240730.pdf.txt240730.pdf.txtExtracted Texttext/plain395948https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90023/2/240730.pdf.txt597e61088d6a653dda84c972f854d25aMD52THUMBNAIL240730.pdf.jpg240730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg889https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90023/3/240730.pdf.jpg7ca7e680a477d2c627efed9e86260aa7MD53123456789/900232013-05-03 20:00:44.241oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90023Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:00:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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