PESQUISA E PESQUISADORES: UMA PROPOSTA DE RANKING NACIONAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114708 |
Resumo: | A pesquisa científica brasileira tem ganhado espaço, sendo comprovado através do aumento de publicações e também do aumento de periódicos. Também se deve ressaltar que a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão que gerencia as pós-graduações no Brasil, qualifica os periódicos e as produções bibliográficas, bem como, os pesquisadores, pontuando ainda os programas de pós-graduação através de vários indicadores de classificação Qualis, para assegurar a qualidade da produção científica. Mas, é necessário ressaltar não somente a quantidade, mas, principalmente a qualidade das publicações. Desta forma, surgiu questão: como classificar qualitativamente o nível dos pesquisadores brasileiros através de suas publicações declaradas no currículo Lattes? Assim, o objetivo deste artigo é propor um ranking que classifique os pesquisadores brasileiros qualitativamente através de suas produções indexadas ao currículo Lattes. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza descritiva com o método exploratório. Como principais conclusões pode-se destacar que a CAPES poderá utilizar o sistema para avaliar os programas de pós graduação e por extensão as universidades, e ainda, é possível afirmar que há meios de avaliar não somente a quantidade das publicações realizadas, mas acima de tudo a qualidade destas publicações. |
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PESQUISA E PESQUISADORES: UMA PROPOSTA DE RANKING NACIONALA pesquisa científica brasileira tem ganhado espaço, sendo comprovado através do aumento de publicações e também do aumento de periódicos. Também se deve ressaltar que a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão que gerencia as pós-graduações no Brasil, qualifica os periódicos e as produções bibliográficas, bem como, os pesquisadores, pontuando ainda os programas de pós-graduação através de vários indicadores de classificação Qualis, para assegurar a qualidade da produção científica. Mas, é necessário ressaltar não somente a quantidade, mas, principalmente a qualidade das publicações. Desta forma, surgiu questão: como classificar qualitativamente o nível dos pesquisadores brasileiros através de suas publicações declaradas no currículo Lattes? Assim, o objetivo deste artigo é propor um ranking que classifique os pesquisadores brasileiros qualitativamente através de suas produções indexadas ao currículo Lattes. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza descritiva com o método exploratório. Como principais conclusões pode-se destacar que a CAPES poderá utilizar o sistema para avaliar os programas de pós graduação e por extensão as universidades, e ainda, é possível afirmar que há meios de avaliar não somente a quantidade das publicações realizadas, mas acima de tudo a qualidade destas publicações.2013-12-12T19:56:12Z2013-12-12T19:56:12Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114708Tamborlin, NorbertoHayde, Cristian Tadeu von derDalfovo, Oscarporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T19:56:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T19:56:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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A pesquisa científica brasileira tem ganhado espaço, sendo comprovado através do aumento de publicações e também do aumento de periódicos. Também se deve ressaltar que a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão que gerencia as pós-graduações no Brasil, qualifica os periódicos e as produções bibliográficas, bem como, os pesquisadores, pontuando ainda os programas de pós-graduação através de vários indicadores de classificação Qualis, para assegurar a qualidade da produção científica. Mas, é necessário ressaltar não somente a quantidade, mas, principalmente a qualidade das publicações. Desta forma, surgiu questão: como classificar qualitativamente o nível dos pesquisadores brasileiros através de suas publicações declaradas no currículo Lattes? Assim, o objetivo deste artigo é propor um ranking que classifique os pesquisadores brasileiros qualitativamente através de suas produções indexadas ao currículo Lattes. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza descritiva com o método exploratório. Como principais conclusões pode-se destacar que a CAPES poderá utilizar o sistema para avaliar os programas de pós graduação e por extensão as universidades, e ainda, é possível afirmar que há meios de avaliar não somente a quantidade das publicações realizadas, mas acima de tudo a qualidade destas publicações. |
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