A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitan, Angélica Ferraz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233098
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
id UFSC_72b0ac108fa7ea6bbeed4855d8e8ea11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233098
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.Direito tributárioDesigualdadeRegressividadeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.O presente estudo tem por objetivo analisar a matriz tributária brasileira como limitadora do desenvolvimento econômico do país e um dos principais pilares da desigualdade social do Brasil. O estudo proposto é de cunho bibliográfico, utilizando-se de pesquisas, artigos, monografias, teses e dissertações anteriormente publicadas e da análise normativa. O estudo foi elaborado privilegiando a análise do conteúdo das obras selecionadas com resultados evidentes na literatura. A matriz tributária brasileira é altamente regressiva tornando-se assim um importante alicerce da desigualdade econômica do país. A elevada carga tributária incidente sobre o consumo compromete toda ou a maior parte da renda dos brasileiros de classe média e baixa, o que torna um desafio extremado para os membros desses grupos investir em formação ou empreendimentos, pois quase toda a renda proveniente da força do trabalho é consumida pela fruição das suas necessidades básicas ou mínimo de qualidade de vida. Não obstante, a elevada tributação sobre o imposto de renda da pessoa jurídica torna o investimento em mercado de capitais mais atraente, o que enfraquece o mercado e, sobretudo, não gera riquezas para a sociedade. Esses fatores estagnam o Brasil num nível econômico que parece beneficiar apenas um número muito limitado de pessoas, além de deixar milhares em situação de insegurança alimentar. A matriz tributária precisa se reestruturar para que possa coadunar com os preceitos fundamentais da Constituição Federal.Florianópolis, SCGassen, ValcirUniversidade Federal de Santa CatarinaPitan, Angélica Ferraz2022-03-26T20:01:54Z2022-03-26T20:01:54Z2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-26T20:01:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-26T20:01:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
title A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
spellingShingle A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
Pitan, Angélica Ferraz
Direito tributário
Desigualdade
Regressividade
title_short A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
title_full A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
title_fullStr A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
title_full_unstemmed A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
title_sort A matriz tributária brasileira como mecanismo de contenção do desenvolvimento econômico do país: análise da matriz tributária que desestimula o investimento em empreendimentos e subjuga os cidadãos menos afortunados inibindo o desenvolvimento econômico do país.
author Pitan, Angélica Ferraz
author_facet Pitan, Angélica Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gassen, Valcir
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitan, Angélica Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Direito tributário
Desigualdade
Regressividade
topic Direito tributário
Desigualdade
Regressividade
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-26T20:01:54Z
2022-03-26T20:01:54Z
2022-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233098
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651908533977088