TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS AVALIATIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, MARIALVA MOOG
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201844
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, analisar as políticas avaliativas externas e a transferência dessas políticas no âmbito da internacionalização da educação superior. O percurso metodológico tomará a análise documental para o entendimento do objeto deste estudo. Os documentos analisados serão a Conferência Internacional para Educação Superior para o Século XXI: Visão e Ação (UNESCO, 1988), e os documentos posteriores nacionais, que foram elaborados para realizar no contexto nacional, as decisões das agências internacionais. São eles a Constituição Federal (CF, 1988); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004); Plano Nacional de Educação (PNE, 2014); e Instrumento de Avaliação Institucional (INEP, 2017). Espera-se verificar se as políticas sobre internacionalização da Educação Superior transferidas e traduzidas como políticas para o Brasil estão de acordo com a realidade nacional.
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