CONTRIBUIÇÕES DIALÉTICAS PARA SE PENSAR A GESTÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS GAÚCHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUCCO, LARISSA BRANDELLI
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LOVISON, AIDA MARIA, GUIMARÃES, ROSANA CÓRDOVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97035
Resumo: A temática do artigo surge da inquietação dos pesquisadores frente a um mundo que se deteriora lentamente. Esta denúncia ocorre já nos anos de 1940, e as facetas dessa desmesura marcam um período de crises em diversas ordens: ambiental, econômica, política e societal. O que está em jogo? A formação da nova geração, de uma sociedade nova, empenho que solicita a capacidade de enfrentar, com postura crítica, o emaranhado de conceitos que, muitas vezes, obstaculizam a compreensão do mundo e dos seres no mundo. Assim, para cernir a visão de educação subjacente ao processo de formação de administradores em duas universidades públicas gaúchas – UFRGS e UERGS -, a busca por fundamentos seja na Filosofia ou nas Ciências da Educação foi requerida. A coleta de dados ocorreu com recurso à análise documental e realização de entrevistas em profundidade envolvendo seis informantes-chave decisivamente implicados na conformação institucional dos percursos formativos em análise. O processo de reflexão, baseado em princípios fundamentais da Dialética Negativa de Theodor W. Adorno, mostrou que os entrevistados foram incapazes de precisar qual é o seu papel no processo, a importância da Universidade na formação das novas gerações, como também, a própria razão de ser, perante a sociedade, de formar bacharéis no campo referido.
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