Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865
Resumo: Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105
id UFSC_733eba7f383ea7975914e4357e29f23f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160865
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arteEtnomatemáticaEnsino de geometriaSimetriaDisponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria.Revista Cocar (UEPA)2016-04-20T01:25:12Z2016-04-20T01:25:12Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T01:25:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160865Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T01:25:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
title Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
spellingShingle Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
Mendes, Iran Abreu
Etnomatemática
Ensino de geometria
Simetria
title_short Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
title_full Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
title_fullStr Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
title_full_unstemmed Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
title_sort Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Ensino de geometria
Simetria
topic Etnomatemática
Ensino de geometria
Simetria
description Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-04-20T01:25:12Z
2016-04-20T01:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865
identifier_str_mv MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Cocar (UEPA)
publisher.none.fl_str_mv Revista Cocar (UEPA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652244053131264