Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865 |
Resumo: | Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105 |
id |
UFSC_733eba7f383ea7975914e4357e29f23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160865 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arteEtnomatemáticaEnsino de geometriaSimetriaDisponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria.Revista Cocar (UEPA)2016-04-20T01:25:12Z2016-04-20T01:25:12Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T01:25:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160865Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T01:25:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
title |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
spellingShingle |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte Mendes, Iran Abreu Etnomatemática Ensino de geometria Simetria |
title_short |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
title_full |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
title_fullStr |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
title_full_unstemmed |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
title_sort |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Ensino de geometria Simetria |
topic |
Etnomatemática Ensino de geometria Simetria |
description |
Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-04-20T01:25:12Z 2016-04-20T01:25:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865 |
identifier_str_mv |
MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Cocar (UEPA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Cocar (UEPA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652244053131264 |