Capoeira: um potencial didático para o ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Josenildo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3514
Resumo: Historicamente, observamos que a Geometria é vista como uma parte isolada da Matemática e consequentemente os conteúdos geométricos, na maioria das vezes, são pouco trabalhados na escola e, quando são abordados, geralmente são ensinados de forma muito técnica, de maneira descontextualizada e sem significado. Assim, advogamos pela necessidade de desenvolver atividades que promovam um ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos de forma mais significativa, com potencial lúdico e que aproximem os/as estudantes do cotidiano. Nesta senda, salientamos acerca da Capoeira, expressão cultural afro-brasileira, como uma possibilidade de trabalhar o pensamento geométrico na sala de aula, embasado através da Etnomatemática. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.
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Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.Historically, we observe that Geometry is seen as an isolated part of Mathematics and, consequently, geometric contents, in most cases, are rarely worked on in school and, when approached, are generally taught in a very technical way, in a decontextualized and meaningless manner. Thus, we advocate the need to develop activities that promote teaching and learning of geometric concepts in a more significant way, with playful potential and that bring students closer to everyday life. On this path, stand out about Capoeira an AfroBrazilian cultural expression, as a possibility of working on geometric thought in the classroom, based on Ethnomathematics. In this perspective, with this qualitative research, we aim to analyze the didactic potentialities of Capoeira for the teaching of geometric concepts, establishing a dialogue between a Capoeira culture and the teaching of Geometry. For this, there were as subjects of the research, undergraduate students in Mathematics and graduates of this course, who work in projects at the State University of Bahia (UNEB), campus II, in the city of Alagoinhas, Bahia. For the production of data, we used two questionnaires, which were applied via Google forms and the development of a short course. For data analysis, we used the assumptions of Content Analysis from the categorization in accordance with Bardin (2011). As theoretical support, we use Authors such as: D'Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brazil (1998), among others. Through the first questionnaire, it was possible to know the profile of the participants, as well as the conception of the participants about Capoeira and whether they had any knowledge regarding their didactic potentials for the teaching of Geometric Concepts. The results showed that the participants knew a little about capoeira, considering that in Bahia it is a cultural and widespread practice, however most of them stated that they had never thought about the possibility of using capoeira as an alternative to learn mathematics. With the short course we work on some theoretical issues about capoeira and its potential for learning geometric concepts. We can infer from the interaction and comments of the participants, as well as from the analysis of the second questionnaire, that we achieved the proposed objectives and that all the participants were able to perceive and establish a relationship between Capoeira and geometry, as well as about its importance as a cultural expression and resistance to the black population, especially during the period of slavery. Thus, we believe that it is essential to work with cultural activities, such as Capoeira, in Mathematics classes, in order to bring students closer to mathematical concepts in a meaningful and interdisciplinary way, in order to demonstrate respect for different forms of knowledge, mathematics and culture.Santos, Daniela BatistaQueiroz, José Carlos SantanaBispo, Jaíra de Souza GomesSantos, Josenildo dos2022-10-04T12:27:36Z2022-10-04T12:27:36Z2021-02-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Josenildo dos. Capoeira: um potencial didático para o ensino de geometria. Orientadora: Daniela Batista Santos. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:34Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3514Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:34Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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