Melhoria da conversão de um produto digital de venda de imóveis por meio da aplicação da metodologia Double Diamond
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248325 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
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Melhoria da conversão de um produto digital de venda de imóveis por meio da aplicação da metodologia Double Diamondproduto digitalmelhoria de produtoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.O desenvolvimento tecnológico proporcionou uma nova forma para se conectar e desenvolver atividades – o digital. A partir disso, novos serviços e produtos passaram a também integrar o ambiente digital, viabilizando o desenvolvimento de novas empresas, também denominadas de Startups, principalmente focadas em tecnologias. Ao se analisar o cenário brasileiro, já é possível identificar diversos casos de proptechs - startups relacionadas ao setor imobiliário e de construção. Em 2022, havia 17 startups classificadas como unicórnios – empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares, duas delas sendo proptechs. A atuação das proptechs normalmente está baseada em um produto digital. Esses produtos também necessitam de aprimoramento, ainda que sejam digitais. Apesar disso, não existe uma única metodologia aplicada pelas empresas para conduzir as melhorias e atualizações deste tipo de produto. A literatura apresenta diversas metodologias para conduzir o processo de desenvolvimento e melhoria de produtos digitais, tais como o Ciclo PDCA, Design Thinking, Lean Startup, Double Diamond, entre outros. O Double Diamond consiste em uma metodologia derivada do Design Thinking, com a proposição de etapas para a resolução de problemas focados em uma visão centrada no cliente. Apesar de o Double Diamond ser uma metodologia muito promissora para conduzir o desenvolvimento de produtos digitais, o número de suas aplicações em produtos digitais ainda é escasso na literatura. Desta forma, o presente estudo busca apresentar uma aplicação da metodologia Double Diamond no desenvolvimento e melhoria de um produto digital, a fim de resolver o problema de conversão de venda de imóveis dentro de uma startup do mercado imobiliário. A partir do desenvolvimento de todas as etapas propostas na metodologia Double Diamond, obteve-se um aumento de demanda nas visitas em 7,14%, sendo essa progressão correlacionada ao aumento de conversão de venda. Esse resultado está também relacionado a contribuição prática deste trabalho, tendo em vista a melhoria do produto digital dentro da empresa. Quanto a contribuição teórica deste trabalho, sua importância relaciona-se a aplicação de metodologia Double Diamond para a solução de um problema dentro de um produto digital.Florianópolis, SC.Fettermann, Diego de CastroUniversidade Federal de Santa Catarina.Draskóczy, Luanna2023-07-07T14:55:12Z2023-07-07T14:55:12Z2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248325Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-07T14:55:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248325Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-07T14:55:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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