Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Arthur Prado Fleury
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132766
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_736c0b5aaeb9dcda20241fa392f51488
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132766
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de CiênciasInsetosEnsino de CiênciasLivros didáticosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho é o resultado de uma investigação de como os insetos são apresentados nas coleções didáticas de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental. Foram escolhidos os livros que abordam o tema “seres vivos” de três coleções integrantes do Programa Nacional do Livro Didático 2011, com ampla distribuição na rede municipal de ensino de Florianópolis. Optou-se por analisar apenas as seções dos livros que traziam o assunto de forma predominante. Para a análise, foram estabelecidos critérios organizados em cinco aspectos encontrados nos livros didáticos: presença e organização do tema, texto, imagens, atividades propostas e abordagem. Entre as três coleções existe uma variação de número de páginas dedicadas ao assunto insetos. Os textos, em geral, não possuem muitos erros conceituais e a utilização da terminologia científica é satisfatória. O assunto nos livros é organizado em seções com objetivos pedagógicos específicos, havendo muitos textos destacados do texto principal. Nestes textos estão presentes muitas oportunidades de contextualização. As imagens em geral são boas e bem exploradas, deixando a desejar apenas nas legendas e na tentativa de fornecer uma escala pra compreensão dos animais representados. Em todos os livros analisados, existem seções de atividades propostas com questões objetivas e reflexivas. Um dos livros analisados não possui quase nenhuma questão situação-problema. Poucas atividades práticas são sugeridas. A abordagem dos livros privilegia aspectos morfofisiológicos, ecológicos e antropocêntricos, com forte viés utilitarista. Em apenas uma coleção a abordagem ecológica sobressai à morfofisiológica. Em todas as coleções a abordagem evolutiva é pobre, e há pouca articulação entre as abordagens, gerando um empecilho para o entendimento dos contextos ambientais dos animais estudados.This work presents the result of an investigation about how the insects are exposed in Science textbooks collections used in elemntary school school. Only the volumes which bring the “living beings” theme of three collections indicated by the National Program of Didactic Textbooks 2011, with wide distribution among Florianópolis municipal schools, were chosen for analysis. It was decided to analyze the chapters in which the subject was prevailing. For this evaluation, it was stated several analysis criteria divided in five features found in the textbooks: presence and organization of subject, text, images, proposed activities and approach. There is a variation in the number of pages devoted to the subject among the three collections. In general, the texts don’t presente many mistakes and the use of scientific terminology is satisfactory. The textbook is organized in divisions with particular educational aims, with several extra texts from the main text. In those texts, there are many contextualization opportunities. The images are good and used properly, only failing the captions and the attempt to provide scale for comprehension of the pictures. All the textbooks analyzed have divisions that proposes objectives questions. One of the textbooks almost doesn’t have reflexive questions. Few practical work is proposed. The textbooks’ approach focuses on morphophysilogical, ecological and anthropocentric features. The evolutionary approach is scarce in all collections and there are few links among the diferent approaches, making the the animals’ environmental backgrounds hard to realize.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Arthur Prado Fleury2015-05-12T14:59:16Z2015-05-12T14:59:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132766porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-12T14:59:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132766Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-12T14:59:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
title Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
spellingShingle Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
Magalhães, Arthur Prado Fleury
Insetos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
title_short Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
title_full Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
title_fullStr Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
title_full_unstemmed Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
title_sort Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
author Magalhães, Arthur Prado Fleury
author_facet Magalhães, Arthur Prado Fleury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mohr, Adriana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Arthur Prado Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Insetos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
topic Insetos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-12T14:59:16Z
2015-05-12T14:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132766
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123638857728