O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Treis, Ana Gabriela, Oliveira, Hélio Jerônimo de, Fernandez, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760
Resumo: A informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado.
id UFSC_7385fb601e7094034453361b6033170f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35760
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do ItajaíA informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado.INPEAU2012-09-26T18:49:23Z2012-09-26T18:49:23Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760Domingues, Maria José Carvalho de SouzaTreis, Ana GabrielaOliveira, Hélio Jerônimo deFernandez, Marceloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T19:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-22T19:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
title O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
spellingShingle O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
title_short O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
title_full O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
title_fullStr O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
title_full_unstemmed O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
title_sort O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
author Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_facet Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Treis, Ana Gabriela
Oliveira, Hélio Jerônimo de
Fernandez, Marcelo
author_role author
author2 Treis, Ana Gabriela
Oliveira, Hélio Jerônimo de
Fernandez, Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Treis, Ana Gabriela
Oliveira, Hélio Jerônimo de
Fernandez, Marcelo
description A informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T18:49:23Z
2012-09-26T18:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351152586752