O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760 |
Resumo: | A informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado. |
id |
UFSC_7385fb601e7094034453361b6033170f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35760 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do ItajaíA informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado.INPEAU2012-09-26T18:49:23Z2012-09-26T18:49:23Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760Domingues, Maria José Carvalho de SouzaTreis, Ana GabrielaOliveira, Hélio Jerônimo deFernandez, Marceloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T19:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-22T19:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
title |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
spellingShingle |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
title_short |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
title_full |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
title_fullStr |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
title_full_unstemmed |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
title_sort |
O Uso da Tecnologia de Informação no Ensino de Graduação em Administração em três IES do Vale do Itajaí |
author |
Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author_facet |
Domingues, Maria José Carvalho de Souza Treis, Ana Gabriela Oliveira, Hélio Jerônimo de Fernandez, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Treis, Ana Gabriela Oliveira, Hélio Jerônimo de Fernandez, Marcelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Maria José Carvalho de Souza Treis, Ana Gabriela Oliveira, Hélio Jerônimo de Fernandez, Marcelo |
description |
A informática tem se tornado uma grande aliada no processo educacional, ao aumentar as possibilidades de aprendizagem, mas embora muitas instituições de ensino superior tenham se preparado do ponto de vista de infra-estrutura física, poucos cursos vêm utilizando estas ferramentas para uma melhora qualitativa da relação ensino-aprendizagem. Este artigo analisa o uso da informática pelos professores dos cursos de Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau), CESB (Centro de Ensino Superior de Blumenau) e FEBE Fundação Educacional de Brusque, identificando a periodicidade de uso dos recursos informáticos, os principais softwares utilizados e comparando os resultados das três Instituições. Como principais resultados, destaca-se o alto uso do computador e da Internet. Pode-se concluir que de fato, os professores pesquisados utilizam com elevada freqüência as tecnologias de informação em suas ações docentes embora ainda são poucos os que trazem esse recurso para as salas de aula e que utilizam o laboratório de informática. Todos os pesquisados concordam que a utilização destes recursos favorece a aprendizagem e são, portanto, importantes. Em linhas mais gerais, as três IES não apresentam discrepâncias significativas segundo a visão do corpo docente pesquisado. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-10 2012-09-26T18:49:23Z 2012-09-26T18:49:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652351152586752 |