Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Fabio Coura de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240971
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
id UFSC_73cd9eca514af2a58d2c43b0b8e6b0c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240971
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metalLíngua inglesaHip-hop (Cultura popular jovem)Heavy metalMúsicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.Esta tese investiga a translocalidade e as políticas culturais presentes nos movimentos musicais do hip hop e do heavy metal a partir da historização de diferentes trajetórias coloniais, diaspóricas, e modernas nas Américas, com enfoque no caso da América Latina e do Brasil. Busca-se o entendimento aprofundado das interações híbridas que se manifestam em ambos os gêneros musicais de formas distintas, conforme a narrativização de conteúdos líricos específicos, reforçando o tratamento musical de identidade, localidade e travessia de fronteira. Dentro deste contexto, a investigação constata as identificações culturais, no escopo de artistas como Racionais MC?s, Arandu Arakuaa, e Rage Against the Machine, com vozes decoloniais Negras, Indígenas, e Chicanas a partir de resgates étnicos, culturais, políticos, epistemológicos, e cosmológicos, muitas vezes expondo as operações em curso da colonialidade ao mesmo tempo em que se reafirma a presença resistente do sujeito Indígena e Negro. Constatam-se também diversas formas de denúncia das antigas e novas formas de colonização, bem como questionamentos dos paradigmas euro-etnocêntricos de progresso e as fronteiras coloniais do Estado-nação moderno. Analogamente ao pensamento diaspórico e de fronteira de Paul Gilroy e Gloria Anzaldúa, tais movimentos musicais tornam-se ilustrativos da condição e do ato de habitar e atravessar fronteiras e margens geopolíticas, salientando identidades múltiplas por meio de tratamentos musicais essencialmente híbridos e translocais.Abstract: This dissertation investigates the translocality and cultural politics present in the musical movements of hip hop and heavy metal from the historicization of different colonial, diasporic, and modern trajectories in the Americas, focusing on the case of Latin America and Brazil. It aims to deepen current debates on the hybrid interactions that are manifested in both musical genres in different ways, according to the narrativization of specific lyrical contents, reinforcing the musical treatment of identity, locality and border crossing. Within this context, the investigation finds the cultural identifications, in the scope of specific artists such as Racionais MC's, Arandu Arakuaa, and Rage Against the Machine, with Black, Indigenous, and Chicano/a decolonial voices through the rescuing of ethnic, cultural, political, epistemological, and cosmological elements, often exposing the ongoing operations of Coloniality while reaffirming the resistant presence of the Indigenous and Black subjects. The thesis also brings to the fore the denouncing of old and new forms of colonization, questioning Euro-ethnocentric paradigms of progress and the colonial borders of the modern nation-state. Analogously to the diasporic and border thinking of Paul Gilroy and Gloria Anzaldúa, the hip hop and heavy metal musical movements become illustrative of the condition and act of inhabiting and crossing geopolitical borders and margins, reinforcing multiple identities through essentially hybrid and translocal musical treatments.Costa, Claudia de LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Fabio Coura de2022-10-21T16:59:54Z2022-10-21T16:59:54Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 p.| il.application/pdf378630https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240971engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:59:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240971Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:59:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
title Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
spellingShingle Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
Faria, Fabio Coura de
Língua inglesa
Hip-hop (Cultura popular jovem)
Heavy metal
Música
title_short Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
title_full Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
title_fullStr Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
title_full_unstemmed Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
title_sort Roots and routes: the cultural politics and translocality of hip hop and heavy metal
author Faria, Fabio Coura de
author_facet Faria, Fabio Coura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Claudia de Lima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Fabio Coura de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Hip-hop (Cultura popular jovem)
Heavy metal
Música
topic Língua inglesa
Hip-hop (Cultura popular jovem)
Heavy metal
Música
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T16:59:54Z
2022-10-21T16:59:54Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378630
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240971
identifier_str_mv 378630
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240971
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651965275570176