O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132175 |
Resumo: | Este artigo revela um estudo de caso em que o tripé ensino-pesquisa-extensão encontrou espaço para se desenvolver e se fortalecer. Aborda os desdobramentos que iniciaram em um projeto de pesquisa e culminaram com propostas de ações extensionistas constantes em um espaço de visitação que recebe pessoas de diferentes localidades, em um processo permeado de atividades desenvolvidas por alunos de diferentes modalidades de ensino de uma instituição educacional e disponibilizada para alunos de diferentes instituições, bem como para a população que visita o Museu Nacional do Mar. A modalidade descritiva orientada pelo método de estudo de caso aplicou a coleta de dados observacional amparada em fotos e registros dos relatos dos partícipes, contando com a aplicação do software Sweet Home 3D do software ORA/CASOS do Institute for Software Research da Carnegie Mellon University. No cerne deste estudo encontra-se o objetivo geral de averiguar as relações das ações de ensino, pesquisa e extensão oriundas do projeto “Momentos da verdade nas experiências de visitação ao Museu Nacional do Mar”. |
id |
UFSC_73dde9f99770d0a17423a1901b2d3485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132175 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MARCiclo de serviço; educação; qualidade.Este artigo revela um estudo de caso em que o tripé ensino-pesquisa-extensão encontrou espaço para se desenvolver e se fortalecer. Aborda os desdobramentos que iniciaram em um projeto de pesquisa e culminaram com propostas de ações extensionistas constantes em um espaço de visitação que recebe pessoas de diferentes localidades, em um processo permeado de atividades desenvolvidas por alunos de diferentes modalidades de ensino de uma instituição educacional e disponibilizada para alunos de diferentes instituições, bem como para a população que visita o Museu Nacional do Mar. A modalidade descritiva orientada pelo método de estudo de caso aplicou a coleta de dados observacional amparada em fotos e registros dos relatos dos partícipes, contando com a aplicação do software Sweet Home 3D do software ORA/CASOS do Institute for Software Research da Carnegie Mellon University. No cerne deste estudo encontra-se o objetivo geral de averiguar as relações das ações de ensino, pesquisa e extensão oriundas do projeto “Momentos da verdade nas experiências de visitação ao Museu Nacional do Mar”.INPEAU2015-04-22T12:51:56Z2015-04-22T12:51:56Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132175Piñol, Susana Nunes TauléBittencourt, IcaroDestefani, LucéliaCaminatti, José GuterresNovaes Júnior, Edson AntônioZavodini, Natan Mafraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T12:51:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132175Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T12:51:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
title |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
spellingShingle |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR Piñol, Susana Nunes Taulé Ciclo de serviço; educação; qualidade. |
title_short |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
title_full |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
title_fullStr |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
title_full_unstemmed |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
title_sort |
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CICLO DE VISITAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO MAR |
author |
Piñol, Susana Nunes Taulé |
author_facet |
Piñol, Susana Nunes Taulé Bittencourt, Icaro Destefani, Lucélia Caminatti, José Guterres Novaes Júnior, Edson Antônio Zavodini, Natan Mafra |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt, Icaro Destefani, Lucélia Caminatti, José Guterres Novaes Júnior, Edson Antônio Zavodini, Natan Mafra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piñol, Susana Nunes Taulé Bittencourt, Icaro Destefani, Lucélia Caminatti, José Guterres Novaes Júnior, Edson Antônio Zavodini, Natan Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo de serviço; educação; qualidade. |
topic |
Ciclo de serviço; educação; qualidade. |
description |
Este artigo revela um estudo de caso em que o tripé ensino-pesquisa-extensão encontrou espaço para se desenvolver e se fortalecer. Aborda os desdobramentos que iniciaram em um projeto de pesquisa e culminaram com propostas de ações extensionistas constantes em um espaço de visitação que recebe pessoas de diferentes localidades, em um processo permeado de atividades desenvolvidas por alunos de diferentes modalidades de ensino de uma instituição educacional e disponibilizada para alunos de diferentes instituições, bem como para a população que visita o Museu Nacional do Mar. A modalidade descritiva orientada pelo método de estudo de caso aplicou a coleta de dados observacional amparada em fotos e registros dos relatos dos partícipes, contando com a aplicação do software Sweet Home 3D do software ORA/CASOS do Institute for Software Research da Carnegie Mellon University. No cerne deste estudo encontra-se o objetivo geral de averiguar as relações das ações de ensino, pesquisa e extensão oriundas do projeto “Momentos da verdade nas experiências de visitação ao Museu Nacional do Mar”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-22T12:51:56Z 2015-04-22T12:51:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132175 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652014200029184 |