PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39440
Resumo: Este trabalho buscou subsídios na pesquisa sobre a educação superior brasileira, iniciada em 2007, e que está em desenvolvimento no estágio pós-doutoral, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estudo analisa do ponto de vista histórico, o processo de ressignificação do conceito de universidade e da autonomia universitária, marco importante da produção científica. A universidade adquire legitimidade a partir da idéia de autonomia em relação à religião e ao Estado. A produção do conhecimento precisa ser gerada no âmbito da autonomia universitária e deve se transformar em conteúdo de ensino, de modo a assegurar sua universalização. No entanto, a relação entre Estado, religião e universidade pode ser contraditória, pois Estado e religião não são exteriores à dimensão de qualquer instituição social, sequer à universidade. O grande diferenciador do modus vivendi humano, em relação às demais espécies, é o conhecimento, ainda que submetido ao senso comum. O diferencial está no processo de produção do conhecimento, que deve possibilitar, em associação a outros fatores, a melhoria na qualidade de vida para a humanidade. A universalidade na produção do conhecimento precisa estar centrada na observância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e na autonomia universitária, firmando-se, dessa forma, as finalidades dessa instituição social. O presente artigo, tendo como referência a realidade de Santa Catarina, Brasil, aborda a complexidade desse fenômeno para a realidade brasileira no que se refere às diferentes concepções de universidade, que poderá se ressignificar com a crise fiscal do Estado, sob a hegemonia neoliberal.
id UFSC_73f4eab28ed50da88ce5b87231870cae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/39440
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.Este trabalho buscou subsídios na pesquisa sobre a educação superior brasileira, iniciada em 2007, e que está em desenvolvimento no estágio pós-doutoral, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estudo analisa do ponto de vista histórico, o processo de ressignificação do conceito de universidade e da autonomia universitária, marco importante da produção científica. A universidade adquire legitimidade a partir da idéia de autonomia em relação à religião e ao Estado. A produção do conhecimento precisa ser gerada no âmbito da autonomia universitária e deve se transformar em conteúdo de ensino, de modo a assegurar sua universalização. No entanto, a relação entre Estado, religião e universidade pode ser contraditória, pois Estado e religião não são exteriores à dimensão de qualquer instituição social, sequer à universidade. O grande diferenciador do modus vivendi humano, em relação às demais espécies, é o conhecimento, ainda que submetido ao senso comum. O diferencial está no processo de produção do conhecimento, que deve possibilitar, em associação a outros fatores, a melhoria na qualidade de vida para a humanidade. A universalidade na produção do conhecimento precisa estar centrada na observância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e na autonomia universitária, firmando-se, dessa forma, as finalidades dessa instituição social. O presente artigo, tendo como referência a realidade de Santa Catarina, Brasil, aborda a complexidade desse fenômeno para a realidade brasileira no que se refere às diferentes concepções de universidade, que poderá se ressignificar com a crise fiscal do Estado, sob a hegemonia neoliberal.INPEAU2012-10-02T17:39:13Z2012-10-02T17:39:13Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39440BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:14:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/39440Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:14:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
title PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
spellingShingle PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGA
title_short PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
title_full PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
title_fullStr PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
title_sort PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
author BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGA
author_facet BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOLLMANN, MARIA DA GRAÇA NÓBREGA
description Este trabalho buscou subsídios na pesquisa sobre a educação superior brasileira, iniciada em 2007, e que está em desenvolvimento no estágio pós-doutoral, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estudo analisa do ponto de vista histórico, o processo de ressignificação do conceito de universidade e da autonomia universitária, marco importante da produção científica. A universidade adquire legitimidade a partir da idéia de autonomia em relação à religião e ao Estado. A produção do conhecimento precisa ser gerada no âmbito da autonomia universitária e deve se transformar em conteúdo de ensino, de modo a assegurar sua universalização. No entanto, a relação entre Estado, religião e universidade pode ser contraditória, pois Estado e religião não são exteriores à dimensão de qualquer instituição social, sequer à universidade. O grande diferenciador do modus vivendi humano, em relação às demais espécies, é o conhecimento, ainda que submetido ao senso comum. O diferencial está no processo de produção do conhecimento, que deve possibilitar, em associação a outros fatores, a melhoria na qualidade de vida para a humanidade. A universalidade na produção do conhecimento precisa estar centrada na observância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e na autonomia universitária, firmando-se, dessa forma, as finalidades dessa instituição social. O presente artigo, tendo como referência a realidade de Santa Catarina, Brasil, aborda a complexidade desse fenômeno para a realidade brasileira no que se refere às diferentes concepções de universidade, que poderá se ressignificar com a crise fiscal do Estado, sob a hegemonia neoliberal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-02T17:39:13Z
2012-10-02T17:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39440
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652302844690432