Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991 |
Resumo: | A autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação. |
id |
USP-71_fe7433b4e6f43457b1f481b6b9a85c27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36991 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escolainformationknowledgeideologyschoolmediation.informaçãoconhecimentoideologiaescolamediaçãoA autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação. The author deals with the knowledge acquisition process as a capacity to select, critically, the information that circulates in the society, and highlights the context of the society globalized by the logic of the tardy and multinational capitalism, one that deepens the socioeconomic inequalities there are between people from different culture even more and which has ideology as an ally in order to transform a particular point-of-view into a rule for the entire society. The author also emphasizes the role the media has as mediator between man an reality and, once again, the importance of selecting, with a critical look, what it is they transform into reality, since spectacle and standardization are important parts of the mercantile logic in order to circulate cultural goods in the capitalistic society. School is presented as an institution, which, after receiving a new meaning, can have a fundamental role in forming new generations for the transformation and creation of citizens who are capable of unveiling the ideologies that circulate in the media.. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3699110.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-162316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/36991Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.434954Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
title |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
spellingShingle |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola Baccega, Maria Aparecida information knowledge ideology school mediation. informação conhecimento ideologia escola mediação |
title_short |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
title_full |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
title_fullStr |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
title_full_unstemmed |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
title_sort |
Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
information knowledge ideology school mediation. informação conhecimento ideologia escola mediação |
topic |
information knowledge ideology school mediation. informação conhecimento ideologia escola mediação |
description |
A autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16 Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16 Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088993796096 |