Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991
Resumo: A autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação.
id USP-71_fe7433b4e6f43457b1f481b6b9a85c27
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36991
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Da informação ao conhecimento: ressignificação da escolainformationknowledgeideologyschoolmediation.informaçãoconhecimentoideologiaescolamediaçãoA autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação. The author deals with the knowledge acquisition process as a capacity to select, critically, the information that circulates in the society, and highlights the context of the society globalized by the logic of the tardy and multinational capitalism, one that deepens the socioeconomic inequalities there are between people from different culture even more and which has ideology as an ally in order to transform a particular point-of-view into a rule for the entire society. The author also emphasizes the role the media has as mediator between man an reality and, once again, the importance of selecting, with a critical look, what it is they transform into reality, since spectacle and standardization are important parts of the mercantile logic in order to circulate cultural goods in the capitalistic society. School is presented as an institution, which, after receiving a new meaning, can have a fundamental role in forming new generations for the transformation and creation of citizens who are capable of unveiling the ideologies that circulate in the media.. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3699110.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-162316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/36991Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.434954Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
title Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
spellingShingle Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
Baccega, Maria Aparecida
information
knowledge
ideology
school
mediation.
informação
conhecimento
ideologia
escola
mediação
title_short Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
title_full Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
title_fullStr Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
title_full_unstemmed Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
title_sort Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv information
knowledge
ideology
school
mediation.
informação
conhecimento
ideologia
escola
mediação
topic information
knowledge
ideology
school
mediation.
informação
conhecimento
ideologia
escola
mediação
description A autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16
Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16
Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 7-16
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088993796096