Arquitetura da informação em websites de turismo LGBTQ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198986 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019. |
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Arquitetura da informação em websites de turismo LGBTQCiência da informaçãoArquitetura da informaçãoMinorias sexuaisTurismoSites da WebUsabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.As atuais Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam o desenvolvimento de ambientes informacionais digitais que contemplam entretenimento, informações turísticas entre outros. Neste sentido, destacam-se os websites de turismo para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Queer (LGBTQ), que são ambientes criados à disponibilização de informações turísticas para esse público. Esses websites apresentam riqueza de vocabulários e rótulos específicos a essa comunidade assim, necessitam ser representados e estruturados a fim de facilitar a Recuperação da Informação. Desse modo questiona-se: Como um website de turismo LGBTQ pode ser construído no contexto da Arquitetura da Informação? Assim o objetivo geral dessa dissertação é propor diretrizes de análise e criação para websites de turismo LGBTQ com base nos elementos da Arquitetura da Informação. A metodologia utilizada foi o método quadripolar, interagindo-se com os Polos, Teórico, Epistemológico, Técnico e Morfológico. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento de avaliação proposta por Vechiato (2012) e, bem como a categorização do sistema de rotulagem nos websites. De modo geral os websites estão expostos os serviços e notícias disponibilizados aos usuários, apresentando inovações em seus serviços no que se refere a um espaço composto por linguagens convergentes, onde é possível divulgar informações turísticas a comunidade LGBTQ, entretanto, a maioria das informações e conteúdos são voltadas ao público gay, ficando de lado as Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Travestis, necessitando uma reorganização de conteúdo para atender a todos da comunidade que compõe o acrônimo. Como resultado da pesquisa bibliográfica entende-se que se website é construído com base nos elementos da Arquitetura da Informação, maiores serão os seus índices de Usabilidade e satisfação do usuário. Conclui-se que as representações por meio de rótulos imagéticos e textuais e do vocabulário Pajubá são fundamentais os que fortalecem a visibilidade dos websites e a inserção da comunidade LGBTQ nos ambientes informacionais digitais.Abstract : The current Information and Communication Technologies foster the development of digital information environments that include entertainment, tourist information, among others. In this sense, we highlight the tourism websites for Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual, Transvestite and Queer (LGBTQ), which are environments created to provide tourist information for this public. These websites present richness of vocabularies and labels specific to this community so they need to be represented and structured in order to facilitate Information Retrieval. In this way it is questioned: How can a LGBTQ tourism website be built in the context of Information Architecture? Thus the general objective of this dissertation is to propose analysis and creation guidelines for LGBTQ tourism websites based on the elements of Information Architecture. The methodology used was the four-way method, interacting with the Poles, Theoretical, Epistemological, Technical and Morphological. For the data collection, an evaluation tool was used based on the elements described by Vechiato (2012) as well as the categorization of the labeling system in the websites. In general, the websites are exposed to the services and news made available to users, presenting innovations in their services with regard to a space composed of convergent languages, where it is possible to disseminate tourist information to the LGBTQ community, however, most of the information is focused to the gay public, leaving aside Lesbian, Bisexual, Transsexual and Transvestite, requiring a reorganization of content to meet everyone in the community that makes up the acronym. As a result of the bibliographic research, it is understood that if a website is built based on the elements of Information Architecture, the greater its Usability and user satisfaction indexes. It is concluded that the representations through imagery and textual labels and the Pajubá vocabulary are fundamental ones that strengthen the visibility of the websites and the insertion of the LGBTQ community in digital information environments.Matias, MárcioUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Jean Fernandes2019-07-25T12:26:09Z2019-07-25T12:26:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362207https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198986porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:26:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:26:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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