A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131666 |
Resumo: | O enfrentamento dos dilemas educacionais requer uma racionalidade diferente daquela oriunda do pensamento dominante. Entendendo-se a racionalidade pedagógica como elemento fundante da ação educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto político-pedagógico, o currículo e as práticas docentes em um curso de nível superior. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que evidenciam e caracterizam a racionalidade pedagógica do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFC. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em função do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de técnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessões reflexivas. Conclui-se que aspectos da racionalidade pedagógica que podem ser sintetizados na capacidade de justificar as suas práticas, no equilíbrio das diversas racionalidades que se fazem presentes e imprescindíveis na formação do aluno de Contabilidade, o qual permite inclusive, a elaboração de concepções próprias sobre a prática docente, propiciará por intermédio do projeto político-pedagógico, do currículo e das práticas docentes uma ação educativa reflexiva e transformadora. |
id |
UFSC_748606a78ab2bc722fe67fc6382e012d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131666 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?racionalidade pedagógica. projeto político- pedagógico.O enfrentamento dos dilemas educacionais requer uma racionalidade diferente daquela oriunda do pensamento dominante. Entendendo-se a racionalidade pedagógica como elemento fundante da ação educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto político-pedagógico, o currículo e as práticas docentes em um curso de nível superior. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que evidenciam e caracterizam a racionalidade pedagógica do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFC. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em função do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de técnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessões reflexivas. Conclui-se que aspectos da racionalidade pedagógica que podem ser sintetizados na capacidade de justificar as suas práticas, no equilíbrio das diversas racionalidades que se fazem presentes e imprescindíveis na formação do aluno de Contabilidade, o qual permite inclusive, a elaboração de concepções próprias sobre a prática docente, propiciará por intermédio do projeto político-pedagógico, do currículo e das práticas docentes uma ação educativa reflexiva e transformadora.INPEAU2015-04-06T12:32:17Z2015-04-06T12:32:17Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131666porPinho, Ruth Carvalho de SantanaTherrien, Jacquesreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:32:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:32:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
title |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
spellingShingle |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? Pinho, Ruth Carvalho de Santana racionalidade pedagógica. projeto político- pedagógico. |
title_short |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
title_full |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
title_fullStr |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
title_full_unstemmed |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
title_sort |
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? |
author |
Pinho, Ruth Carvalho de Santana |
author_facet |
Pinho, Ruth Carvalho de Santana Therrien, Jacques |
author_role |
author |
author2 |
Therrien, Jacques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Ruth Carvalho de Santana Therrien, Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
racionalidade pedagógica. projeto político- pedagógico. |
topic |
racionalidade pedagógica. projeto político- pedagógico. |
description |
O enfrentamento dos dilemas educacionais requer uma racionalidade diferente daquela oriunda do pensamento dominante. Entendendo-se a racionalidade pedagógica como elemento fundante da ação educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto político-pedagógico, o currículo e as práticas docentes em um curso de nível superior. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que evidenciam e caracterizam a racionalidade pedagógica do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFC. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em função do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de técnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessões reflexivas. Conclui-se que aspectos da racionalidade pedagógica que podem ser sintetizados na capacidade de justificar as suas práticas, no equilíbrio das diversas racionalidades que se fazem presentes e imprescindíveis na formação do aluno de Contabilidade, o qual permite inclusive, a elaboração de concepções próprias sobre a prática docente, propiciará por intermédio do projeto político-pedagógico, do currículo e das práticas docentes uma ação educativa reflexiva e transformadora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T12:32:17Z 2015-04-06T12:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131666 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1826619540273889280 |