AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508
Resumo: O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.
id UFG-3_59c7b8d0e1822e4c494126bdef6b1fbc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19508
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINARracionalidade disciplinarpedagogia burocráticainterdisciplinaridadeações pedagógicas dialógicas.O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1950810.5216/ia.v38i3.19508Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 593-612Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 593-612Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 593-6121981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508/15666Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19508Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:31.908556Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
title AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
spellingShingle AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação
racionalidade disciplinar
pedagogia burocrática
interdisciplinaridade
ações pedagógicas dialógicas.
title_short AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
title_full AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
title_fullStr AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
title_full_unstemmed AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
title_sort AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
author Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação
author_facet Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação
dc.subject.por.fl_str_mv racionalidade disciplinar
pedagogia burocrática
interdisciplinaridade
ações pedagógicas dialógicas.
topic racionalidade disciplinar
pedagogia burocrática
interdisciplinaridade
ações pedagógicas dialógicas.
description O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508
10.5216/ia.v38i3.19508
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508
identifier_str_mv 10.5216/ia.v38i3.19508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508/15666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 593-612
Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 593-612
Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 593-612
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762274504704