O potencial de contribuição das parcerias público-privadas (PPP) para a gestão universitária: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Guilherme Fortkamp da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220525
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Guilherme Fortkamp daMeyer, Bernardo2021-02-26T14:53:44Z2021-02-26T14:53:44Z2021371132https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220525Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.A transformação de modelos de gestão burocrática em modelos gerenciais de administração provocou mudanças nas estratégias adotadas pelas organizações públicas para aumentar sua eficiência e contornar a ausência de recursos que financiam os serviços públicos, destacando-se, nessa conjuntura, as Parcerias Público-Privadas (PPP). Originadas nos anos 1990, no continente europeu, as PPP vêm demonstrando ser uma alternativa expressiva para a gestão de recursos financeiros de modo mais eficiente, em um cenário econômico instável, incerto e desafiador para organizações públicas e privadas. A complexidade das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), somada à necessidade do desenvolvimento de ferramentas gerenciais e ao cenário de restrição orçamentária, faz das PPP uma inovadora estratégia organizacional para manutenção e avanço de suas atividades acadêmicas e gerenciais. Este trabalho está baseado em estudo de caso de características qualitativas, a partir da percepção de especialistas em PPP e gestores universitários. A IFES estudada é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram identificados os principais motivos para implantar PPP nas IFES e quais ações a UFSC deverá realizar para buscar superar os desafios desse novo modelo contratual. Para superar os seis obstáculos que a Gestão Universitária enfrentará para implantar PPP na UFSC, apresenta-se 11 oportunidades e 13 ações estratégicas necessárias para que, de fato, ocorra. As informações obtidas na pesquisa qualitativa também foram associadas à teoria de Bovaird (2004), constatando-se o alinhamento deste trabalho com as colocações feitas pelo autor.Abstract: The transformation from models of bureaucratic management into managerial models of administration generated changes in the strategies adopted by public organizations to increase their efficiency and circumvent the absence of resources that finance public services, with emphasis on Public-Private Partnerships (PPP). Originating in the 1990s in Europe, PPPs have proven to be an expressive alternative for managing financial resources more efficiently in an unstable, uncertain, and challenging economic scenario for public and private organizations. The complexity of Federal Institutions of Higher Education (IFES), added to the need for the development of managerial tools and the scenario of budget constraint, makes PPPs an innovative organizational strategy to maintain and advance their academic and managerial activities. This work is based on a qualitative case study from the perception of university managers and PPP specialists. The IFES studied is the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The main reasons for implementing the PPP in the IFES were identified, in addition to the actions that UFSC must take to overcome the challenges of this new contractual model. The University Management will need to surpass six obstacles to implement PPP at UFSC. For this, eleven opportunities and thirteen necessary strategic actions are being presented for this implantation to occur in fact. The information obtained in the qualitative research was also associated with Bovaird's theory (2004), confirming the alignment of this work with the statements made by the author.148 p.| il.porUniversidades e faculdadesParceria público-privadaEstratégia organizacionalO potencial de contribuição das parcerias público-privadas (PPP) para a gestão universitária: o caso da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPAU0233-D.pdfPPAU0233-D.pdfapplication/pdf1434019https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220525/-1/PPAU0233-D.pdf1f6407e390c5d250b2ecb17154391227MD5-1123456789/2205252021-02-26 11:53:44.821oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220525Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:53:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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